Banner Portal
Epistemologias: transversalidades nas artes da cena (Texto de Abertura)
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Epistemologia. Artes da Cena. Transversalidades.

Como Citar

MENCARELLI, Fernando Antonio. Epistemologias: transversalidades nas artes da cena (Texto de Abertura). Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 5–9, 2017. DOI: 10.20396/conce.v6i2.8651172. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8651172. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Como podemos entender a singularidade do conhecimento em arte? Podemos pensar que uma das características do conhecimento em arte é a indissociabilidade entre teoria e prática, pois se trata de um saber-fazer, de um conhecimento pelo fazer, que envolve a capacidade de gerar pensamento e de refletir sobre o próprio conhecimento. Por isso não se trata de um conhecimento apenas técnico ou de um ofício. Trata-se de um pensamento-ação, ação que é pensamento. Podemos pensar que o conhecimento em arte – e não sobre arte - é um conhecimento que se constitui pela experiência, um conhecimento corporificado, que se manifesta também como conhecimento processual e transversal, à medida em que se compõe continuamente de múltiplos planos e aciona uma pluralidade de campos de conhecimento.

https://doi.org/10.20396/conce.v6i2.8651172
PORTUGUÊS

Referências

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é filosofia? São Paulo: Editora 34, 2000, p. 252-253.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.