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CHAMADA para a Temática: Jogos e brincadeiras tradicionais na Educação Física e Esportes: aproximações e distanciamentos

Organizadores:

Professor Dr. Rogério Zaim-de-Melo (EF/PPGEFCPAN – UFMS)

Professor Dr. Junior Vagner Pereira da Silva (EF/PPGSCO-UFMS)

Professor Dra. Ida Carneiro Martins (PPGE / PPGP-Ge - UNICID)

 

Temporalidade – Chamada no segundo semestre de 2023.

Encerramento das submissões em 18 de dezembro de 2023

Análise das propostas e publicação em 2024.

 

A formação em Educação Física e Esportes abrange pluralidades de contextos possíveis para atuação profissional, estando cada uma delas condicionadas a base teórica dê sustentação a práxis profissional. A partir delas, emergem os conteúdos que serão objeto das intervenções, sendo os jogos e brincadeiras, possibilidades interessantes e que possuem grande potencial educativo.

Neste cenário emergem as intencionalidades com que os profissionais lançam mão dos jogos e brincadeiras, podendo ser trabalhados com fins em si mesmo, como introdução às experiências de lazer, como recurso pedagógico de iniciação esportiva ou meio para ensino-aprendizagem de outros componentes curriculares, dispondo cada um desses fins pontos positivos e negativos, amplamente debatidos academicamente.

Dentre a variedade de jogos e brincadeiras, figuram os jogos tradicionais, objeto deste dossiê temático. Os jogos tradicionais podem ser compreendidos como aqueles que mantêm relação com a cultura de um povo, relacionados a cultura popular e folclore. São passados de geração para geração, tendo a oralidade como principal meio de disseminação, mantendo a forma inicial. Entretanto, alguns aspectos vão se perdendo com o tempo e outros, ganhos (SILVA; SAMPAIO, 2011). Portanto, embora disponham de elementos estruturados, não se encontram cristalizados e imóveis, vez que a dinamicidade societal vão impondo contornos inerentes a complexidade humana e dos elementos que a compõem.

Até pouco tempo atrás poderíamos definir os jogos e brincadeiras tradicionais como aquelas que consistiam em um repertório de atividades realizadas pelo ser humano, independentemente da idade, preservadas pela tradição oral, transmitidas por irmãos, primos, vizinhos, companheiros da escola, com sistematização própria de cada localidade. São jogos que não eram ensinados por professores, tampouco tirados de livros e aconteciam nas praças, na rua, no recreio escolar (FRIEDMANN, 1995; MARIN, 2017).

Entretanto, atualmente, o conhecimento de parte desses jogos e brincadeiras está se perdendo, havendo a necessidade da inserção de novas formas de transmissão, sendo a Educação Física e o Esporte um espaço profícuo para essas ações.

Visando elevar a discussão sobre a presença dos jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física escolar, na iniciação e treinamentos desportivos, quer seja como conteúdo ou como estratégia de ensino, o presente dossiê publicará artigos, relatos de experiências e estudos de revisão de literatura, sobre o assunto.

Neste sentido, a Revista Conexões, convida pesquisadores que dialogam com a temática, a submeter à apreciação do Comitê Editorial, artigos que dialogam com a temática "Jogos e brincadeiras tradicionais na Educação Física e Esportes: aproximações e distanciamentos".

 

Para mais informações acerca da Revista Conexões, ver:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes

As instruções para autores se encontram no link:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/about/submissions

 

REFERÊNCIAS

FRIEDMANN, A. Jogos tradicionais. Ano Ideias, 1995.

MARIN, E. C. Jogo tradicional: patrimônio material e imaterial. In: Congreso Argentino y Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 12. Anais eletrônicos... Buenos Aires, 2017. Disponível em: http://congresoeducacionfisica.fahce.unlp.edu.ar/13o-congreso/actas-2017/Mesa%2013_Marin.pdf . Acesso em: 16 fev. 2023.

SILVA, J. V. P.; SAMPAIO, T. M. V. Jogos tradicionais: reprodução, ampliação, transformação e criação da cultura corporal do movimento. R. bras. Ci. e Mov., v. 19, n. 1, p. 72-86, 2011.