Banner Portal
O sub-campo do futebol: presidentes de clubes em Foco
PDF

Palavras-chave

Futebol. Sociologia. Política.

Como Citar

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; GUTIERREZ, Diego Monteiro; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de. O sub-campo do futebol: presidentes de clubes em Foco. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 188–203, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i1.8637637. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637637. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

As relações sociais no futebol brasileiro expressam legitimação política e social que respeitam critérios próprios e em parte divergem da moralidade da sociedade contemporânea. O objetivo deste estudo foi investigar o espaço da administração e relações de poder referentes aos presidentes de clubes atuantes no futebol profissional no país. Buscou-se caracterizar esse agente e identificar seu habitus pela observação de trajetórias pessoais e características simbólicas do ambiente organizacional em que atuam. Os dados foram coletados com pesquisa em home pages de clubes de futebol, sites especializados e jornais esportivos digitais. Os resultados, com discussão baseada na obra de Pierre Bourdieu, demonstram que os presidentes fazem parte de uma elite profissional e que possuem como capital simbólico a capacidade gestora e de geração de lucros em clubes-empresa; a lealdade e vínculo duradouro com o clube sócio-esportivo em grandes centros; e forte relação política com o município-sede da entidade em pequenas cidades.
https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637637
PDF

Referências

GALATTI, L. R. Esporte e clube sócio-esportivo: percurso, contextos e perspectivas a partir de estudo de caso em clube esportivo espanhol. 2010. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,

PUIG, N. et al. Propuesta de marco teórico interpre tativo sobre el asociacionismo deportivo en España. Motricidad, v. 2, p. 75-92,1996.

HEINEMANN, K. Sociología de las organizaciones voluntarias: el ejemplo del club deportivo. Valencia: Tirant to Blanch, 1999.

BOURDIEU, P. Coisas ditas . São Paulo: Brasiliense, 1990.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.