Pesquisa em ginástica: a produção da pós-gradução da faculdade de educação física da Unicamp

  • Mauricio Santos Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas
  • Cintia Moura de Souza Universidade Estadual de Campinas
  • Helaine Cristina Ferreira Lima Pontifícia Universidade Católica Campinas
  • Danielle Lopes Tanan Universidade Estadual de Campinas
  • Kizzy Fernandes Antualpa Prefeitura Municipal de Jundiaí
Palavras-chave: Ginástica. Dissertações. Teses. FEF/UNICAMP.

Resumo

Ao longo dos 20 anos do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instaurou-se uma tradição no desenvolvimento de pesquisas na área da Ginástica. Com o intuito de auxiliar no direcionamento de novos estudos nesta área e também possibilitar que os atuais e futuros estudantes de graduação e pós-graduação conheçam este legado, o presente estudo objetivou analisar a produção na área da Ginástica realizando uma pesquisa bibliográfica tendo como fonte a base de dados da Biblioteca Virtual da Unicamp, o acervo da biblioteca da FEF/UNICAMP e também os currículos dos professores da FEF/UNICAMP disponíveis na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa se desenvolveu nas seguintes etapas: identificação dos trabalhos de mestrado e doutorado na área da Ginástica; fichamento, transcrição dos dados e análise geral destas produções. Foi encontrado um total de 20 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado finalizadas, além de 3 dissertações de mestrado em andamento. Os resultados apontam uma maior quantidade de estudos voltados para a Ginástica Geral, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística e um número pouco expressivo de pesquisas sobre as demais manifestações gímnicas. Apesar de haver uma ênfase maior nas modalidades subordinadas à Federação Internacional de Ginástica, poucos foram os estudos que abordaram os aspectos competitivos das modalidades ficando um enfoque maior nos aspectos sociais, culturais e educacionais da Ginástica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Santos Oliveira, Universidade Estadual de Campinas
Mestranda Pontifícia Universidade Católica Campinas (PUCCAMP), membro do grupo de pesquisa em Ginástica Geral FEF/UNICAMP.
Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas
Bacharel e licenciatura FEF/UNICAMP.
Cintia Moura de Souza, Universidade Estadual de Campinas
Bacharel e licenciatura FEF/UNICAMP.
Helaine Cristina Ferreira Lima, Pontifícia Universidade Católica Campinas
Mestre em Educação pela PUC-CPS Bacharel e Licenciada em Educação Física pela PUC-CPS.
Danielle Lopes Tanan, Universidade Estadual de Campinas
Bacharel e licenciatura FEF/UNICAMP.
Kizzy Fernandes Antualpa, Prefeitura Municipal de Jundiaí
Profa. Prefeitura Municipal de Jundiaí Mestranda FEF/UNICAMP, especialista em biomecânica, membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte FEF/UNICAMP.

Referências

ALONSO, H. A. G. Ginástica rítmica: construindo uma metodologia. 2000. 148f. Tese (Doutorado em Educação Física) Universidade estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas.

AYOUB, E. A ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas para a Educação Física escolar. 1998. 187f. Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física,Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

AYOUB, E. Ginástica geral e Educação Física Escolar. Campinas: UNICAMP, 2003.

BARBOSA, I. P. A ginástica nos cursos de licenciatura em Educação Física do estado do Paraná. 1999. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 1999.

BERNAL, G. C. R. Estudo das lesões agudas da ginástica artística feminina na infância, a partir da população em treinamento em Campinas (SP). 1992. 67f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

BERTOLI, C. M. Ginástica geral na escola: uma proposta pedagógica desenvolvida na rede estadual de ensino. 2005. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

BIBLIOTECA DIGITAL DA UNICAMP. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/ Acesso em: dez.

BORTOLETO, M. A. C. O caráter objetivo e o subjetivo da ginástica artística. 2000. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

BUENO, T. F. A ginástica de grande área: uma realidade possível no contexto escolar. 2004. 139f.

Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

CHAPARIM, F. C. A. S. Desvelando os significados da vivência da ginástica geral para adolescentes de uma instituição salesiana de proteção a criança e ao adolescente. 2003. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

COSTA, E. M. B. O corpo feminino no encontro com a antiginástica. 1999. 229f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

FERNANDES, R. C. Significados da ginástica para mulheres praticantes em academia: corpo, saúde e envelhecimento. 2004. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

FIORIN, C. M. A ginástica em Campinas: suas formas de expressão da década de 20 a década de 70. 2002. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

PEREZ GALLARDO, J. S.; SOUZA, E. P. M. La experiencia del Grupo Gimnástico Unicamp em Dinamarca. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO/ICHPERSD, 3. Foz do Iguaçu, 1996. ICHPERSD, 1996. v. 1. p. 296.

GOYAZ, M. As possibilidades e limites da ginástica no campo do lazer. 2003. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

GUTIERREZ, L. A. L. Formação humana e ginástica geral na Educação Física. 2008. Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

LAFFRANCHI, B. E.; LOURENÇO, M. R. A. Ginástica rítmica: da iniciação ao treinamento de alto nível. In: GAIO, R.; BATISTA, J. C. F. A ginástica em questão. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2006.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

KOREN, S. B. R. A ginástica vivenciada na escola e analisada na perspectiva da criança. 2004. 222f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade

Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

MONTEIRO, A. G. Efeitos do andamento musical sobre a freqüência cardíaca em praticantes de ginástica aeróbica com diferentes níveis de aptidão cardio-respiratória. 1998. 65f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

NUNOMURA, M. Técnico de ginástica artística: uma proposta para formação profissional. 2001. 188f. Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

OLIVEIRA, M. A. Dificuldades de aprendizagem: um olhar na perspectiva do movimento gímnico. 1996. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

PLATAFORMA LATTES (CNPq) Disponível em: lattes.cnpq.br Acesso em: dez. 2008.

RINALDI, I. P. B. A ginástica como área de conhecimento na formação profissional em educação física: encaminhamentos para uma reestruturação curricular. 2005. 232f. Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

SANIOTO, H. Contribuindo para a formação humana dos adolescentes da FEBEM por meio da ginástica geral. 2005. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

SAROA, G. A história da ginástica rítmica em Campinas. 2005. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,

SCHIAVON, L. M. O projeto crescendo com a ginástica: uma possibilidade na escola. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, UNICAMP, 2003.

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP Disponível em: www.unicamp.br/bc Acesso em: dez. 2008.

SOUZA, E. P. M. A busca do auto-conhecimento através da consciência corporal: uma nova tendência. 1992. 88f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, UNICAMP, 1992.

SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1997. 163f. Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

TOLEDO, E. Proposta de conteúdos para a ginástica escolar: um paralelo com a teoria de Coll. 1999. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

VELARDI, M. Metodologia de ensino em educação física: contribuições de Vygotsky para as reflexões sobre um modelo pedagógico. 1997. 200f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)- Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

Publicado
2009-04-01
Como Citar
Oliveira, M. S., Bortoleto, M. A. C., Souza, C. M. de, Lima, H. C. F., Tanan, D. L., & Antualpa, K. F. (2009). Pesquisa em ginástica: a produção da pós-gradução da faculdade de educação física da Unicamp. Conexões, 7(1), 41-60. https://doi.org/10.20396/conex.v7i1.8637785
Seção
Artigos