Banner Portal
Controle e monitoramento no triathlon: estudo a partir da percepção subjetiva do atleta no período pré-competitivo
PDF

Palavras-chave

Treinamento desportivo. Triathlon. Preparação.

Como Citar

LEITE, Gerson dos Santos; BORIN, João Paulo; SALLES, Guilherme Souza Lobo Moreira; CARRARA, Vitor; ANDRIES JUNIOR, Orival. Controle e monitoramento no triathlon: estudo a partir da percepção subjetiva do atleta no período pré-competitivo. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 97–110, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637816. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637816. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A busca por indicadores das respostas imediatas obtidas durante as sessões de treinamento tem sido alvo de investigações no âmbito científico atual, neste sentido o objetivo do estudo foi verificar correlação entre indicadores da carga de treinamento de um triatleta no período pré-competitivo. Para análise dos dados utilizou-se medidas descritivas de centralidade e dispersão e o coeficiente (r) de correlação de Pearson (p<0,05). Os resultados apontam tendência de aumento do volume, da carga e das percepções de cansaço ao longo dos dias de treinamento. Em relação as semanas, verifica-se uma tendência de aumento para a carga, de diminuição da monotonia e manutenção do strain. Pode-se concluir que as variáveis analisadas parecem permitir o monitoramento das alterações no treinamento possibilitando sua caracterização.

https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637816
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.