Banner Portal
Controle e monitoramento no triathlon: estudo a partir da percepção subjetiva do atleta no período pré-competitivo
PDF

Palavras-chave

Treinamento desportivo. Triathlon. Preparação.

Como Citar

Leite, G. dos S., Borin, J. P., Salles, G. S. L. M., Carrara, V., & Andries Junior, O. (2008). Controle e monitoramento no triathlon: estudo a partir da percepção subjetiva do atleta no período pré-competitivo. Conexões, 6, 97–110. https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637816

Resumo

A busca por indicadores das respostas imediatas obtidas durante as sessões de treinamento tem sido alvo de investigações no âmbito científico atual, neste sentido o objetivo do estudo foi verificar correlação entre indicadores da carga de treinamento de um triatleta no período pré-competitivo. Para análise dos dados utilizou-se medidas descritivas de centralidade e dispersão e o coeficiente (r) de correlação de Pearson (p<0,05). Os resultados apontam tendência de aumento do volume, da carga e das percepções de cansaço ao longo dos dias de treinamento. Em relação as semanas, verifica-se uma tendência de aumento para a carga, de diminuição da monotonia e manutenção do strain. Pode-se concluir que as variáveis analisadas parecem permitir o monitoramento das alterações no treinamento possibilitando sua caracterização.

https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637816
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.