Banner Portal
A ergonomia como ferramenta de análise para compreender o trabalho e saúde de motoristas e entregadores em uma distribuidora de bebidas
PDF

Palavras-chave

Ergonomia. Saúde. Carga de trabalho.

Como Citar

TOTI, D. C. de M.; LOPES, M. B.; SMOLAREK, A. de C.; LAAT, E. F. de. A ergonomia como ferramenta de análise para compreender o trabalho e saúde de motoristas e entregadores em uma distribuidora de bebidas. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 243–253, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637829. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637829. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

O presente estudo teve objetivo identificar os determinantes que podem afetar a saúde dos motoristas e entregadores em uma empresa de bebidas no interior do Paraná, através do diagnóstico das condições de trabalho Pela análise qualitativa do trabalho real dos motoristas e entregadores, constatou-se que o sofrimento de fadiga psíquica é a queixa mais destacada na fala destes trabalhadores, o que coloca em um segundo plano as questões clássicas relatadas pela atividade física/ergonomia como extenuante. A atividade real destes trabalhadores sofre influências da política comercial, das características dos clientes, do ambiente, dos materiais e do espaço de trabalho. Alguns desses fatores interagem entre si, determinando imprevistos que serão regulados pelos funcionários.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637829
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.