Banner Portal
Situações de jogo causadoras de estresse em atletas das categorias de base de handebol: uma abordagem cross-cultural
PDF

Palavras-chave

Handebol. Estresse. Situações de Jogo.

Como Citar

PIRES, Daniel Alvarez; FLORES, Lucinar Jupir Forner; BRANDÃO, Maria Regina Ferreira. Situações de jogo causadoras de estresse em atletas das categorias de base de handebol: uma abordagem cross-cultural. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 463–476, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637849. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637849. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esse estudo objetivou identificar as situações de jogo causadoras de estresse em atletas das categorias de base do handebol e compará-las entre duas regiões: Oeste do Paraná e Campinas (SP). Participaram da pesquisa 53 atletas de ambos os sexos, com idades entre 13 e 21 anos. Foi utilizado o "Situações de Stress no Handebol" (SSH), além de uma pergunta aberta. Foram calculadas a freqüência e porcentagem de respostas "sim" dadas a cada um dos itens do SSH. Quanto à pergunta aberta, as situações de jogo encontradas foram agrupadas em categorias de respostas denominadas fontes de estresse. Percebeu-se que, dos cinco principais itens considerados estressantes por cada um dos grupos, quatro foram comuns a ambos. Apesar da distância que separa as regiões, ocorreram semelhanças na percepção das situações estressantes durante o jogo.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637849
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.