Banner Portal
A gestão esportiva de categorias de bases de basquetebol masculino em clubes da cidade de Campinas – SP
PDF

Palavras-chave

Basquetebol. Gestão esportiva. Categorias de base.

Como Citar

OLIVEIRA, Renato Schiavinato de; PEREIRA, Iara Cristina de Sousa; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de. A gestão esportiva de categorias de bases de basquetebol masculino em clubes da cidade de Campinas – SP. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 609–619, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637861. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637861. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Observa-se na cidade de Campinas que, nos últimos cinco anos, as equipes masculinas adultas de basquetebol não participam dos campeonatos promovidos pela Federação Paulista de Basketball (FPB). Frente a este quadro pode-se deduzir que existam problemas na estrutura organizacional do basquetebol no caso destacado, focando-se a questão na formação inicial dos atletas. A partir disto, objetivamos no presente estudo de caso analisar o caráter da gestão das categorias de base masculinas da modalidade basquetebol em clubes da referida cidade, baseando-se no quadro sobre as características da Gestão Amadorista e Profissional desenvolvido por Melo Neto 1998, apud Azevedo, 2004). Após análise interpretativa das respostas obtidas, foi possível inferir que existe uma gestão hibrida nos clubes, tendendo à Amadorista.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637861
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.