Banner Portal
O tecido circense: fundamentos para uma pedagogia das atividades circenses aéreas
PDF

Palavras-chave

Tecido circense. Pedagogia circense. Educação Física.

Como Citar

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CALÇA, Daniela Helena. O tecido circense: fundamentos para uma pedagogia das atividades circenses aéreas. Conexões, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 72–88, 2007. DOI: 10.20396/conex.v5i2.8637880. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637880. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo disserta sobre o tecido circense, uma modalidade aérea cuja prática vêm transcendendo o ambiente do circo de lona e das escolas especializadas nesta arte e desperta interesses principalmente dentro de academias, clubes e, principalmente, de universidades, conforme observado na faculdade de educação física da Unicamp. Através de uma revisão bibliográfica, da experiência adquirida e da consulta em fontes on-line, apresentamos uma classificação elaborada de acordo com as diferentes amarrações e formas de utilização, além de discutir o processo pedagógico que envolve o ensino desta modalidade expondo as principais travas (ou chaves), figuras e quedas. Finalizamos o manuscrito expondo as noções básicas de segurança, cuidado com os equipamentos e com a preparação corporal específicos para a prática do tecido.
https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637880
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.