Banner Portal
RESENHA: Gutierrez, Gustavo Luis. Alianças e grupos de referência na promoção do conhecimento: novos desafios para a pesquisa em ciências humanas. Campinas-SP: Autores Associados, 2005.
PDF

Palavras-chave

Resenha

Como Citar

ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de. RESENHA: Gutierrez, Gustavo Luis. Alianças e grupos de referência na promoção do conhecimento: novos desafios para a pesquisa em ciências humanas. Campinas-SP: Autores Associados, 2005. Conexões, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 146–150, 2007. DOI: 10.20396/conex.v4i1.8637969. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637969. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Os indivíduos se inserem no campo científico, muitas vezes, por uma visão ingênua ou romântica da ciência e não percebem a complexidade das lutas políticas, econômicas e pessoais aí presentes. Muitas são as críticas aos cientistas que desenvolvem novas pesquisas utilizadas com intuito bélico; para fortalecer a exploração do trabalho ou para valorizar características de um grupo étnico. Exemplos destes casos são: a teoria da fissão nuclear, alotrópicos que mantém o trabalhador desperto e o mapeamento genético. A ingenuidade ou romantismo, neste livro, é descartado. Pode até haver, no imaginário coletivo, a idéia do cientista como aquele sujeito nobre, que pesquisa para o bem da humanidade, numa posição até altruísta. Todavia o Prof. Dr. Gustavo Luis Gutierrez apresenta uma visão visceral da academia, recuperando as críticas de pesquisadores como Thomas Kuhn e Paul Feyerabend, que apontam a existência de articulações de grupos de poder na ciência e o afastamento de uma ciência verdadeira para uma de organização estratégica e auto-referenciada.
https://doi.org/10.20396/conex.v4i1.8637969
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.