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A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar
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Palavras-chave

Educação Física escolar
Lutas
Formação de professores

Como Citar

MATOS, José Arlen Beltrão de; HIRAMA, Leopoldo Katsuki; GALATTI, Larissa Rafaela; MONTAGNER, Paulo César. A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 117–135, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i2.8640658. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640658. Acesso em: 8 dez. 2024.

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar o conteúdo Lutas no currículo real da disciplina Educação Física de escolas públicas situadas no interior do estado da Bahia, buscando identificar os possíveis motivos que contribuem para a sua presença ou ausência nas aulas desta disciplina. Para isso, foi utilizado, como instrumento investigativo, um questionário contendo 15 questões, entre abertas e fechadas. A pesquisa contou com 26 professores que atuavam em escolas públicas de 11 cidades. As Lutas ainda são pouco presentes nas aulas de Educação Física nesta região, sobretudo experiências pedagógicas de vivências corporais. A formação acadêmica dos professores se mostrou determinante tanto na presença quanto na ausência deste conteúdo no currículo real das escolas. Conclui-se que alterações no formato das disciplinas que tratam o tema Lutas na graduação, a oferta de formação continuada e a melhoria nas condições materiais das escolas podem contribuir para uma presença mais efetiva das Lutas nas aulas de Educação Física. Sugere-se, então, que as formações privilegiem as abordagens estruturadas em similaridades e nos princípios das Lutas.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640658
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