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Fatores motivacionais para a prática das aulas de educação física no ensino médio
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Palavras-chave

Motivação
Ensino médio
Educação Física

Como Citar

ALVES, Felipe Rocha; ESCÓSSIO, Adenilson Pereira; AMÂNCIO, Valdenes da Silva; TEIXEIRA, Francisco Alex Alves. Fatores motivacionais para a prática das aulas de educação física no ensino médio. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 53–72, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i2.8646056. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646056. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar os fatores motivacionais referentes à participação nas aulas de educação física entre os escolares do ensino médio. Participaram desta pesquisa 200 adolescentes (feminino 53% e masculino 47%), com faixa etária entre 15 e 17 anos de idade. Como instrumento de medida utilizou-se o questionário elaborado por KOBAL (1996). Não houve diferenças relativas entre aos gêneros em relação aos itens que compõem as questões relacionadas à motivação extrínseca. No entanto em relação aos itens “Participo das aulas de Educação Física por que”, “Eu gosto das aulas de Educação Física quando” e “Não gosto das aulas de Educação Física quando”, verificou-se diferenças significativas entre os gêneros. Conclui-se que os fatores intrínsecos apresentaram diferenças entre os gêneros. Fato que pode ser justificado pelas características individuais de cada indivíduo e que a variável gênero influencia significativamente nesse fator motivacional. Sugere-se a realização de outros estudos que possam verificar os principais aspectos motivacionais e suas diferenças frente à prática de educação física e, ainda, investigar a associação com outras variáveis como diferentes locais/regiões onde estão inseridas as escolas, diferentes níveis de escolaridade e outras faixas etárias.

https://doi.org/10.20396/conex.v14i2.8646056
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