Resumo
Objetivo: A pesquisa tem como objetivo compreender as possíveis mudanças que ocorrerão no currículo em Educação Física a partir da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca-se compreender as concepções e entendimentos nos quais o documento avança ou não, uma vez que sua adoção será obrigatória para as escolas públicas e particulares a fim de nortear a reconstrução de currículos e planejamentos escolares. Metodologia: O método adotado foi qualitativo com análise documental. Levou-se em consideração a BNCC e para a interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Resultados e discussão: Conclui-se com o estudo, que a Base traz avanços no sentido de proporcionar aos estudantes conhecimentos mínimos em nível nacional, valorizando as diferenças regionais, e tendo como foco a nova geração de estudantes. Contudo sua implantação fica limitada pela falta de compreensão de como se efetivará, ou seja, como ela será trabalhada nos cursos de formação inicial e continuada de professores. Conclusão: se não for ofertado formação continuada para esses professores/as, as propostas do documento não serão concretizadas no âmbito escolar. Por se tratar de um documento recente, e que está em processo de implantação, é preciso que haja espaços formativos que trabalhem em cima da BNCC, para que os professores/as estejam preparados para a utilização deste em sua prática pedagógica.
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Os coletivos empobrecidos repolitizam os currículos. In: SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 1-542.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRACHT, Valter. A Educação Física brasileira e a crise da década de 1980: entre a solidez e a liquidez. In: MEDINA, J. P. S. Educação Física cuida do corpo e... “mente”: novas contradições e desafios do século XXI. 20. ed. Campinas: Papirus, 2010. p. 99-116
BRACHT, Valter. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 3ª edição. Ijuí: Unijuí, 2007.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Medida Provisória nº. 746, de 22 de setembro de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília-DF, 23 de setembro de 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CANDAU, Vera Maria. (org). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 51-68.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Conceição Andrade (Org.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 293p.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
KUNZ, Elenor. Apresentação. Pedagogia do Esporte, do Movimento Humano ou da Educação Física. In: KUNZ, E & TREBELS, A. H. (Orgs.). Educação Física Crítico Emancipatória (pag. 11-22). Ijui: Unijui. 2006.
MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2008.
MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. O Impacto do Movimento Renovador da Educação Física nas Identidades Docentes: Uma leitura a partir da “Teoria Do Reconhecimento” de Axel Honneth. Movimento, v. 22, n. 3, 849-860, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/60228.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, v. 11, n. 1, p. 144-170, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635.
SACRITÁN, José Gimeno. O Currículo: uma Reflexão sobre a Prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SAMPIERI, Roberto Hernandéz; COLLADO, Carlos Fernandéz; LUCIO, Pilar Bapista. Metodologia da pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SCHIAVON, Laurita; PICCOLO, Vilma Nista. A ginástica vai à escola. Movimento, v. 13, n. 03, p. 131-150, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3572.
SILVA, Sabrine Damian; RIBAS, João Francisco Magno. A Lógica Interna e o Contexto dos Jogos Tradicionais Indígenas organizados no Rio Grande do Sul. Licere, v. 2, n. 19, p.225-259, 2016. https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1245.
PEDRA, José Alberto. Currículo, Conhecimento e suas Representações. Campinas: Papirus, 1997.
VIEGAS, Raissa Oliveira de Melo Costa. Geração alpha: um estudo de caso no núcleo de educação infantil da UFRN. 2015. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.