Banner Portal
Dança e síndrome de down
PDF

Palavras-chave

Dança
Movimento corporal
Síndrome de down

Como Citar

CZARNIECKI, Beatriz; SILVA, Shaune Emanuela Fornaciari; MATTES, Veronica Volski; PALUDO, Ana Carolina. Dança e síndrome de down: uma revisão sistemática da literatura. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021010, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8660675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660675. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo principal revisar a literatura acerca de estudos com intervenções de dança na população com Síndrome de Down (SD) e seus possíveis benefícios. Método: A seleção dos artigos contou com as recomendações do PRISMA. Então foram realizadas buscas em diferentes bases de dados, com as palavras “dança” e “síndrome de down” em português e inglês. Resultados: A seleção final contou apenas com artigos que apresentaram análise de variáveis pré e pós-intervenção de dança, compreendendo ao final nove artigos. Conclusão: Como conclusão nota-se que programas de intervenção de dança, aplicados de diferentes maneiras, podem atuar positivamente na população SD. Esses benefícios se estendem desde a melhora no componente motor e gasto calórico até os domínios questões como interação social, autoconfiança e consciência corporal.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660675
PDF

Referências

ACSM American College of Sports Medicine. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 10. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

BERTAPELLI, Fabio; PITETTI, Ken; AGIOVLASITIS, Stamatis; GUERRA-JÚNIOR, Gil. Overweight and obesity in children and adolescents with Down syndrome—prevalence, determinants, consequences, and interventions: A literature review. Research in Developmental Disabilities. v. 57, p. 181-192, 2016. Disponível em: http://europepmc.org/article/med/27448331

DESAI, Sindoor. Down syndrome: a review of the literature. Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology, v. 84, n. 3, p. 279‐285, 1997. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9377191/

FALSARELLA, Andrea Pedroni; AMORIM, Danielle Bernardes. A importância da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes. Conexões, v. 6, n. esp., p. 306-317, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637835

FARENCENA, Eliana; SILVA, Iris Lima; BERESFORD, Heron. A dança educacional como um valioso meio para o desenvolvimento perceptivo-motor de adolescentes com síndrome de down. Ulbra e Movimento, v. 1, n. 2, p. 1-11, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/3066

FARIAS, Lays Hevércia Silveira; MACHADO, Lavinia Teixeira. Behind the Dance: Educational, Emotional and Social Contexts in Down syndrome. International Journal of Humanities Social Sciences and Education, v. 3, n. 1, p. 1- 2016. Disponível em: https://www.arcjournals.org/pdfs/ijhsse/v3-i1/5.pdf

FLORES, Mariana Imbrunito; BANKOFF, Antonia Dalla Pria. Influência da dança expressiva sobre o equilíbrio corporal em portadores com Síndrome de Down. Conexões, v. 8, n. 3, p. 35-46, 2010. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637726

GORLA, José Irineu; CAMPANA, Mateus Betanho; OLIVEIRA, Luciana Zan. (Org.). Teste e avaliação em esporte adaptado. São Paulo: Phorte, 2009.

GUTIÉRREZ-VILAHÚ, Lourdes; MASSÓ-ORTIGOSA, Núria; TUTUSAUS, Luís Costa; GUERRA-BALIC, Myriam; REY, Ferran. Effects of a dance program on static balance on a platform in young adults with Down syndrome. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 33, n. 3, p. 233-252, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/306271014_Effects_of_a_Dance_Program_on_Static_Balance_on_a_Platform_in_Young_Adults_With_Down_Syndrome

ITO, Yukiko; HIRAMOTO, Izumi; KODAMA, Hideya. Factors affecting dance exercise performance among students at a special needs school. Pediatrics International, v. 59, n. 9, p. 967-972, 2017. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/28586511

LIBERATI, Alessandro; ALTMAN, Douglas; TETZLAFF, Jennifer; MULROW, Cynthia; GØTZSCHE, Peter; IOANNIDIS, John; CLARKE, Mike. PRISMA’s statement for reporting systematic reviews and meta-analyzes of studies evaluating health interventions: explanation and elaboration. PLoS Medicine, v. 6, 2009. Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1000100

LOSSING, Ana; MOORE, Mary; ZUHL, Micah. Dance as a treatment for neurological disorders. Body Movement and Dance in Psychotherapy, v. 12 n. 3, p. 170-184, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17432979.2016.1260055

MAIA, Vidal Aline; BOFF, Ricardo Sérgio. A influência da dança no desenvolvimento da coordenação motora em crianças com Síndrome de Down. Conexões, v. 6, ed. esp., p. 144-154, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637820

MAREEUW, Francine Van Den Driessen; HOLLEGIEN, Mirjam; COPPUS, Antonia; DELNOIJ, Diana; VRIES, Esther. In search of quality indicators for Down syndrome healthcare: a scoping review. BMC Health Services Research, v. 17, n. 1, p. 284, 2017. Disponível em: https://bmchealthservres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12913-017-2228-x

MCGUIRE, Michelle; LONG, Jason; ESBENSEN, Anna; BAILES, Amy. Adapted Dance Improves Motor Abilities and Participation in Children with Down Syndrome: A Pilot Study. Pediatric Physical Therapy, v. 31, n. 1, p. 76-82, 2019. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/30557286

MEHTA, Parshwa; CHOI, Soon-Mi. The Role of Exercise Physiology in Dance. Research in Dance and Physical Education, v. 1, n. 1, p. 29-35, 2017. Disponível em: http://rdpe.co.kr/xml/10840/10840.pdf

MOREIRA, Lorena; EL-HANI, Charbel; GUSMÃO, Fábio. A Síndrome de Down e sua patogênese: considerações sobre o determinismo genético. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, n. 2, p. 96-99, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbp/v22n2/a11v22n2.pdf

PAUL, Yvonne; ELLAPEN, Terry; BARNARD, Marco, HAMMILL, Henriette; SWANEPOEL, Mariette. The health benefits of exercise therapy for patients with Down syndrome: A systematic review. African Journal of Disability, v. 8, p. 576, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6852506/

PERNANBUCO, Andrei Pereira; MAIA, Marcela Borges; FARIA, Wellerson Costa; VALADARES, Ywia Danieli. Estudo da correlação entre a dança e a postura corporal de portadores de síndrome de Down avaliados pela biofotogrametria computadorizada. Fisioterapia Brasil, v. 11, n. 6, 2010. Disponível em: https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/1437

REINDERS, Nicole; BRYDENA, Pamela; FLETCHER, Paula. Dancing with Down syndrome: a phenomenological case study. Research in Dance Education, v. 16, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1078142

ROIZEN, Nancy; MAGYAR, Caroline; KUSCHNER, Emily; SULKES, Steven; DRUSCHEL, Charlotte; WIJNGAARDEN, Edwin Van; RODGERS, Lisa; DIEHL, Alison; LOWRY, Richard; HYMAN, Susan. A community cross-sectional survey of medical problems in 440 children with Down syndrome in New York State. Journal of Pediatrics, v. 164, p. 871–875, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24367984/

SAMPAIO, Paloma Lobato Gentil; FRNAKLIN, Dayana Viana; FREIRE, Karina Lorena Moura; PEDROSO, Nedy de Souza. Perfil motor de crianças com síndrome de down entre 08 e 11 anos de idade na APAE de Santarém/PA. Fenapaes, v. 1, n. 2, p. 37-54, 2013. Disponível em: https://apaeciencia.org.br/revista

SHIELDS, Nora; DOWNS, Jenny; HAAN, Judy; TAYLOR, Nicholas; TORR, Jennifer; FERNHALL, Bo; KINGSLEY, Michael; MNATZAGANIAN, George; LEONARD, Helen. What effect does regular exercise have on oxidative stress in people with Down syndrome? A systematic review with meta-analyses. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 21, n. 6, p. 596-603, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29103914/

SILVA, Diorges Ricardo; FERREIRA, Juliana Saraiva. Intervenções na educação física em crianças com syndrome de down. Revista de Educação Fisica - UEM. Maringá, v. 12, n. 1, 2001. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3784

SILVA, Maria Graziela Mazziotti Soares; SCHWARTZ, Gisele Maria. A expressividade na dança: visão do profissional. Motriz, v. 5, n. 2, 1999. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/05n2/5n206Soares.pdf

STRAZZACAPPA, Márcia. A dança moderna. Pro-Posições, v. 18, n. 1, p. 229-259, 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643579.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Beatriz Czarniecki, Shaune Emanuela Fornaciari Silva, Veronica Volski Mattes, Ana Carolina Paludo

Downloads

Não há dados estatísticos.