La ciencia de la acción motriz

resenha de livro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8661500

Palavras-chave:

Produção científica, Praxiologia motriz, Educação física

Resumo

Este texto é uma resenha do livro "A ciência da ação motora", coordenado pelo Dr. Francisco Lagardera e Dr. Pere Lavega, que inclui um conjunto de textos de grande relevância para a fundamentação e divulgação desta Ciência. O livro tem três seções. No primeiro, o leitor encontra obras de popularização e aplicação em torno dos jogos tradicionais, da prática do parapente e da educação física. Todos eles sob a perspectiva da praxiologia motriz. A segunda parte apresenta experiências da aplicação da mesma visão em diversas áreas, como treinamento, educação física e atividades na natureza. Finalmente, a terceira parte inclui alguns dos mais importantes documentos produzidos e apresentados em diferentes contextos científicos, a fim de demonstrar a seriedade e produtividade desta ciência da praxiologia motora. Esta resenha é um reconhecimento a um trabalho produzido num momento crucial, desencadeado pela investidura de Pierre Parlebas como Doutor “Honoris Causa” pela Universidade de Lleida e que reuniu um grupo relevante de investigadores nesta área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conxita Duran Delgado, Universidade de Lleida

Doutora em Atividade Física e Ciências do Esporte pela Universidade de Lleida. Membro do Grupo de Pesquisa Ação Motora (GIAM).

Rosa Rodríguez-Arregi, Universidade de Lleida

Professora do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) da Universidade de Lleida. Membro do Grupo de Pesquisa Ação Motora (GIAM).

Referências

LAGARDERA, Francisco; LAVEGA, Pere (Eds.). La ciencia de la acción motriz. Lleida: Edicions de la Universitat de Lleida, 2004.

Publicado

2021-06-10

Como Citar

DURAN DELGADO, C. .; RODRÍGUEZ-ARREGI, R. . La ciencia de la acción motriz: resenha de livro. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. e021016, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8661500. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8661500. Acesso em: 25 set. 2021.