Banner Portal
A educação física na área das linguagens e as relações com a BNCC em tempos de distanciamento social
PDF

Palavras-chave

Educação física
Distanciamento físico
Educação - Linguagens
Base nacional comum curricular

Como Citar

BIELAVSKI, Jeniffer da Silva; FERNANDES, Nicolas; MEDEIROS, Francine Muniz; MACHADO , Roseli Belmonte; FONSECA, Denise Grosso da. A educação física na área das linguagens e as relações com a BNCC em tempos de distanciamento social. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021036, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8664954. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8664954. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo trata da Educação Física na Área das Linguagens durante as aulas remotas. Objetivo: Compreender como ocorre a organização das aulas de Educação Física, enquanto componente curricular da Área das Linguagens, e quais relações se estabelecem junto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Rio Grande do Sul, frente ao cenário do ensino remoto emergencial, consequente à pandemia de COVID-19. Caminhos de pesquisa: De viés qualitativo, realizada com professores de Educação Física atuantes na Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul, através de envio de questionário pelo Formulário Google. A análise das informações indicou duas categorias principais: Educação Física enquanto componente da Área das Linguagens em tempos de distanciamento social e utilização da BNCC pelos professores de Educação Física durante o distanciamento social. Reflexões e considerações: Foi possível identificar que os professores participantes da pesquisa encontraram diversas dificuldades no enfrentamento dos novos desafios impostos pelo distanciamento social. Sobretudo, na forma de planejar e desenvolver um trabalho coletivo com as demais disciplinas da Área das Linguagens, assim como a necessidade de adaptações para que se mantenha um trabalho apoiado na Base Nacional Comum Curricular nas aulas de Educação Física.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8664954
PDF

Referências

ANVERSA, Ana L. B; SILVA JÚNIOR, Arestides P; BARBOSA, Ieda P. R; OLIVEIRA, Amauri A. B. A prática reflexiva na formação de professores de educação física na modalidade EaD. Porto Alegre: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 25, n. 2, p. 122-136, 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/1996. LDB, Brasília, 1996.

BRASIL, Secretaria da Educação Média e Tecnologia. PCN+: Ensino Médio- orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação, Brasília, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 10.793/2003. LDB, Brasília, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2018.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Agência Brasil, 2020a. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em: 29 abr. 2020.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Agência Brasil, 2020b. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/celular-e-o-principal-meio-de-acesso-internet-no-pais. Acesso em: 29 abr. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020

DINO. Brasil é líder no uso de smartphones, mas título ainda não deve ser comemorado. Estado de Minas, Belo Horizonte, 07 fev. 2019. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2019/02/07/interna_tecnologia,1028679/brasil-lider-uso-de-smartphones-titulo-ainda-nao-deve-ser-comemorado.shtml. Acesso em: 30 abr. 2020.

E-DOCENTE. O desafio do desenvolvimento das competências e habilidades propostas pela BNCC, em tempos de educação remota. E-Docente. 16 set. 2020. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/2020/09/16/desafio-desenvolvimento-das-competencias-e-habilidades-bncc-em-educacao-remota/#:~:text=Segundo%20a%20ONU%20(Organiza%C3%A7%C3%A3o%20das,longe%20das%20salas%20de%20aula. Acesso em: 20 set. 2020.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FONSECA, Denise G; MACHADO, Roseli B; TAVARES, Natacha da S; FERNANDES, Flavia; MACHADO, Sandro; COSTA, Araton C. A Educação Física escolar na área das linguagens: aspectos curriculares, legislativos e pedagógicos. Porto Alegre: Cenários, 2015.

FONSECA, Denise G; MACHADO, Roseli B; TAVARES, Natacha da S; MACHADO, Sandro; PUJOL, Luan; LIMA, Viviane. Matizes da Linguagem e Ressonâncias da Educação Física No Ensino Médio. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 661-674, abr./jun. de 2017.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977

GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

GUTERRES, António. O futuro da educação está aqui. Nações Unidas. 2020. Disponível em: https://www.un.org/en/coronavirus/future-education-here. Acesso em: 26 abr. 2020.

G1. Europeus comemoram os 75 anos do fim da 2º Guerra Mundial em meio à pandemia do coronavírus. Globo.com, 08 mai. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/08/europeus-comemoram-os-75-anos-do-fim-da-2a-guerra-mundial-em-meio-a-pandemia-do-coronavirus.ghtml. Acesso em: 08 mar. 2021.

LAZZAROTTI FILHO, Ari; CRUVINEL, Fernanda; SILVA, Ana M; SILVA, Margarete Z; Almeida, GUENTHER C. F. A dinâmica, os principais problemas e as qualidades no desenvolvimento de um curso de licenciatura em educação física na modalidade à distância. Goiás: Pensar a Prática, 2015.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice Salete; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Ponta Grossa: Práxis Educativa, 2020.

HIROSE, Rodrigo. Pandemia tira 1,1 milhão de alunos das salas de aula e obriga educação a se reinventar. Jornal Opção, Goiânia, 05 abr. 2020. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/pandemia-tira-11-milhao-de-alunos-das-salas-de-aula-e-obriga-educacao-a-se-reinventar-245538/. Acesso em: 26 abr. 2020.

SANTOS, Marlene de F.; MARCON, Daniel.; TRENTIN, Daiane T. Inserção da Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 3, p. 571-580, jul./set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/motriz/v18n3/a17v18n3.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.

SOPRANA, Paula. Brasil tem cerca de 70 milhões de pessoas com acesso de internet precário ou inexistente. Folha de São Paulo, São Paulo, 16 mai. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/05/cerca-de-70-milhoes-no-brasil-tem-acesso-precario-a-internet-na-pandemia.shtml. Acesso em: 19 mai. 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.