A relação teoria e prática na educação física escolar

análise a partir da teoria crítica da sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i00.8666057

Palavras-chave:

Educação física escolar, Educação física escolar - teoria e prática. , Educação Física escolar. Teoria e prática. Pragmatismo

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetiva aguçar o debate acerca da relação entre teoria e prática na Educação Física escolar. Método: Para tanto, apresenta-se algumas considerações sobre as teorias/abordagens pedagógicas que permeiam o embate da Educação Física na escola. Em seguida, o foco gira em torno de algumas noções/conceitos da teoria crítica da sociedade, especificamente, Theodor Adorno e suas formulações sobre o lugar/valor da teoria. Considerações finais: Os apontamentos e reflexões realizados permitem inferir que tanto os acadêmicos, quanto os professores que estão na escola vislumbram a teoria em uma perspectiva pragmática. Concebida desse modo, a teoria se reduz em um ativismo cego que segue de forma obediente as regras do mundo administrado.

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Biografia do Autor

Anoel Fernandes, Faculdade Anhanguera de Campinas

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente pela Faculdade Anhanguera de Campinas e pela Faculdade de Paulínia

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

Fernandes, A. (2021). A relação teoria e prática na educação física escolar: análise a partir da teoria crítica da sociedade. Conexões, 19(00), e021043. https://doi.org/10.20396/conex.v19i00.8666057

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