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A relação teoria e prática na educação física escolar
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Palavras-chave

Educação física escolar
Educação física escolar - teoria e prática.
Educação Física escolar. Teoria e prática. Pragmatismo

Como Citar

FERNANDES, Anoel. A relação teoria e prática na educação física escolar: análise a partir da teoria crítica da sociedade. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021043, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i00.8666057. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8666057. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetiva aguçar o debate acerca da relação entre teoria e prática na Educação Física escolar. Método: Para tanto, apresenta-se algumas considerações sobre as teorias/abordagens pedagógicas que permeiam o embate da Educação Física na escola. Em seguida, o foco gira em torno de algumas noções/conceitos da teoria crítica da sociedade, especificamente, Theodor Adorno e suas formulações sobre o lugar/valor da teoria. Considerações finais: Os apontamentos e reflexões realizados permitem inferir que tanto os acadêmicos, quanto os professores que estão na escola vislumbram a teoria em uma perspectiva pragmática. Concebida desse modo, a teoria se reduz em um ativismo cego que segue de forma obediente as regras do mundo administrado.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i00.8666057
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