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Currículo crítico-libertador da educação física “COM” a educação infantil
Capa 2024 com foto das primeiras edições da revista
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Palavras-chave

Educação física escolar
Educação infantil
Currículo
Pesquisa-ação

Como Citar

SILVA, Emerson Santos da; MALDONADO, Daniel Teixeira. Currículo crítico-libertador da educação física “COM” a educação infantil: construção coletiva de novos significados pela comunidade escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024034, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8675393. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8675393. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

Objetivo: compreender como a comunidade escolar significa a prática político-pedagógica do currículo critico-libertador da Educação Física “COM” a Educação Infantil. Metodologia: Estruturou-se uma práxis libertadora freireana “COM” as crianças da Educação Infantil em uma escola localizada em um município da região nordeste do Estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativo-crítica, sistematizada a partir de encontros formativos, que proporcionaram o diálogo e a reflexão constante “COM” a equipe gestora e professoras parceiras sobre a práxis da Educação Física libertadora. Resultados e discussão: Nesse cenário, considera-se que a pesquisa–ação mobilizou todas as participantes da investigação, que embora tenham mantido diversos posicionamentos conservadores sobre a função social da Educação Física na Educação Infantil, estiveram sempre dispostas a ouvir e participar dos diálogos. Conclusão: Constata-se que a pesquisa-ação crítica demanda um processo mais longo de construção, análise, desconstrução, ressignificação e tomada de consciência dos objetivos traçados, mas mesmo em um espaço de tempo reduzido, esse estudo de caráter participativo possibilitou a problematização sobre a invisibilidade do componente curricular no cotidiano escolar, propondo reflexões potentes que dialogam com uma escola democrática e intercultural.

https://doi.org/10.20396/conex.v22i00.8675393
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