Resumo
Introdução e objetivo: O handebol é influenciado pelas interações entre os jogadores. Nesse contexto, a tomada de decisões resulta de interações de processos cognitivos, como a percepção. Este estudo se refere a uma análise descritiva a partir de um desenho transversal e identificou a perspectiva de treinadores e jogadoras em relação às fontes de percepção para a tomada de decisão e como essas fontes são enfatizadas nos treinamentos. Método: Os dados foram coletados por meio de questionários para treinadores (n=7) e jogadoras (n=19). Utilizou-se da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Resultados e discussão: Com relação às posições ofensivas, identificaram-se diferenças nas opiniões dos treinadores sobre os tipos de percepção mais relevantes para os armadores central/direito/esquerdo (visual), pontas (visual/proprioceptivo) e pivôs (visual/tátil/proprioceptivo). Com relação à opinião das jogadoras, identificaram-se diferenças para os armadores/direita/esquerda (visual/auditiva), pontas (auditiva/proprioceptiva) e pivôs (visual/tátil/proprioceptiva). Os treinadores optaram por estratégias de ensino baseadas no contexto do jogo (situações específicas e jogos modificados) para trabalhar os tipos de percepção. Conclusão: Os treinadores expõem os atletas a diferentes estímulos e situações, e a posição ocupada pelas jogadoras influencia sua percepção e tomada de decisão.
Referências
AFONSO, José; GARGANTA, Júlio; MESQUITA, Isabel. Decision-making in sports: The role of attention, anticipation and memory. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 14, n. 5, p. 592–601, 2012. Available in: https://www.scielo.br/j/rbcdh/a/9vbbRcS3ypCVDNcC4WQRWLN/?lang=en. Access in: 10 mar. 2024.
BEBETSOS, Evangelos; ANTONIOU, Panagiotis; KOULI, Olga; TRIKAS, Georgios. Knowledge and information in prediction of intention to play badminton. Perceptual and Motor Skills, v. 98, n. 3 II, p. 1210–1218, 2004. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15291207/. Access in: 10 mar. 2024.
BUSCÀ, Bernat; RIERA, Joan. Orientación deportiva hacia actividades tácticas. Revista de psicología del deporte, v. 8, n. 2, p. 271–276, 1999. Available in: https://ddd.uab.cat/pub/revpsidep/19885636v8n2/19885636v8n2p271.pdf. Access in: 10 mar. 2024.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179–191, 2013. Available in: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Access in: 10 mar. 2024.
COSTA, José Carlos; GARGANTA, Júlio; FONSECA, Antônio; BOTELHO, Manuel. Inteligência e conhecimento específico em jovens futebolistas de diferentes níveis competitivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 2002, n. 4, p. 7–20, 2002. Available in: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.2_nr.1/02.pdf. Access in: 10 mar. 2024.
DANTAS, Luiz; MANOEL, Edson de Jesus. Conhecimento no desempenho de habilidades motoras: o problema do especialista motor. In: Comportamento motor. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
OLIVEIRA, Rita de; DAMISCH, Lysann; HOSSNER, Ernest-Joachim; OUDEJANS, Raôul; RAAB, Markus; VOLZ, Kirsten; WILLIAMS, Mark. The bidirectional links between decision making, perception, and action. In: Progress in Brain Research. [s.l.] Elsevier, 2009. v. 174, p. 85–93. Available in: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0079612309013089#:~:text=Circular%20bidirectional%20arrows%20represent%20the,thus%20represented%20within%20the%20cycles. Access in: 10 mar. 2024.
ELFERINK-GEMSER, Marije; VISSCHER, Chris; LEMMINK, Koen; MULDER, Theo. Relation between multidimensional performance characteristics and level of performance in talented youth field hockey players. Journal of Sports Sciences, v. 22, n. 11–12, p. 1053–1063, 2004. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15801499/. Access in: 10 mar. 2024.
GIL-ARIAS, Alexander; MORENO, Perla; GARCIÁ-MAS, Alex; MORENO, Alberto; GARCIÁ-GONZÁLEZ, Luiz; DEL VILLAR, Fernando. Reasoning and Action: Implementation of a Decision-Making Program in Sport. Spanish Journal of Psychology, v. 19, p. 1–9, 2016. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27644584/. Access in: 10 mar. 2024.
GIL-ARIAS, Alexander; GARCIA-GONZALEZ, Luiz; DELL VILLAR, Fernando A; GALLEGO, Damián Inglesias. Developing sport expertise in youth sport: A decision training program in basketball. PeerJ, v. 2019, n. 8, p. 1–19, 2019. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31423354/. Access in: 10 mar. 2024.
GRECO, Pablo Juan. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Ed. Física e Esporte, v. 20, n. Suplemento n.5, p. 210–212, 2006. Available in: https://www.researchgate.net/publication/283529672_Conhecimento_tatico-tecnico_eixo_pendular_da_acao_tatica_criativa_nos_jogos_esportivos_coletivos. Access in: 10 mar. 2024.
GRECO, Pablo Juan. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: Temas atuais VI - Educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, 2001. p. 48–72.
GRÉHAIGNE, Jean Francis; GODBOUT, Paul. Tactical knowledge in team sports from a constructivist and cognitivist perspective. Quest, v. 47, n. 4, p. 490–505, 1995. Available in: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00336297.1995.10484171. Access in: 10 mar. 2024.
GRÉHAIGNE, Jean Francis; GODBOUT, Paul; BOUTHIER, Daniel. The teaching and learning of decision making in team sports. Quest, v. 53, n. 1, p. 59–76, 2001. Available in: https://www.researchgate.net/publication/241733762_The_Teaching_and_Learning_of_Decision_Making_in_Team_Sports. Access in: 10 mar. 2024.
HALOUANI, Jamel; CHTOUROU, Hamdi; GABBETT, Tim; CHAOUACHI, Anis; CHAMARI, Karim. Small-sided games in team sports training: a brief review. Journal of Strength and Conditioning Research, v. 28, n. 12, p. 3594–3618, 2014. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24918302/. Access in: 10 mar. 2024.
HOHMANN, Tanja; OBELÖER, Hilke; SCHLAPKOHL, Nele; RAAB, Markus. Does training with 3D videos improve decision-making in team invasion sports? Journal of Sports Sciences, 2015. v. 34, n. 8, p. 746-55, 2016. Available in: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26207956/#:~:text=The%20results%20of%20Study%201,of%20options%20were%20not%20pronounced. Access in: 10 mar. 2024.
JACOBY, Jacob.; MATELL, Michael. Three-Point Likert Scales Are Good Enough. Journal of Marketing Research, v. 8, n. 4, p. 495–500, 1971. Available in: https://www.jstor.org/stable/3150242. Access in: 10 mar. 2024.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LIDOR, Ronnie; TENENBAUM, Gershon; ZIV, Gal; ISSURIN, Vladimir. Achieving expertise in sport: Deliberate practice, adaptation, and periodization of training. Kinesiology Review, v. 5, n. 2, p. 129-141, 2016. Available in: https://www.researchgate.net/publication/301546801_Achieving_Expertise_in_Sport_Deliberate_Practice_Adaptation_and_Periodization_of_Training. Access in: 10 mar. 2024.
LENZEN, Benoît; THEUNISSEN, Catherine; CLOES, Marc. Situated analysis of team handball players’ decisions: An exploratory study. Journal of Teaching in Physical Education, v. 28, n. 1, p. 54–74, 2009. Available in: https://www.researchgate.net/publication/266499465_Situated_Analysis_of_Team_Handball_Players'_Decisions_An_Exploratory_Study. Access in: 10 mar. 2024.
MATIAS, Cristino Julio Alves da Silva; GRECO, Pablo Juan. Cognição e ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências & Cognição, v. 15, n. 1, p. 252-271–271, 2010. Available in: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n1/v15n1a20.pdf. Access in: 10 mar. 2024.
MCPHERSON, Sue. The development of sport expertise: Mapping the tactical domain. Quest, v. 46, n. 2, p. 223–240, 1994. Available in: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00336297.1994.10484123. Access in: 10 mar. 2024.
MENEZES, Rafael Pombo. Contribuições da concepção dos fenômenos complexos para o ensino dos esportes coletivos. Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, n. 1, p. 34–41, 2012. Available in: https://www.scielo.br/j/motriz/a/hWwFPxwGfmFgbtNhZS4dPXz/abstract/?lang=pt#. Access in: 10 mar. 2024.
MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v. 20 n. 1, p. 351–373, 2014. Available in: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/40200/28356. Access in: 10 mar. 2024.
MENEZES, Rafael Pombo.; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Teaching handball to players under-12: The perspective of Brazilian coaches. Motriz. Revista de Educação Fisica, v. 23, n. 4, 2017. Available in: https://www.scielo.br/j/motriz/a/mhdHjzMFnHN5XsSJd3pWxLP/?lang=en#. Access in: 10 mar. 2024.
MORALES, Juan Carlos Pérez; GRECO, Pablo Juan. A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, n. 4, p. 291–299, 2007. Available in: https://www.periodicos.usp.br/rbefe/article/view/16674. Access in: 10 mar. 2024.
OLIVEIRA, Fabiana Albino de; BELTRÃO, Fernanda Barroso; SILVA, Vernon Furtado da. Metacognição e hemisfericidade em jovens atletas: direcionamento para uma pedagogia de ensino desportivo. Revista Paulista de Educação Física, v. 17, n. 1, p. 5–15, 2003. Available in: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/138837. Access in: 10 mar. 2024.
RIBEIRO, Lucas; Figueiredo, Lucas; PÉREZ-MORALES, Juan; NASCIMENTO, Guilherme; PORTO, Douglas; GRECO, Pablo Juan. Tactical knowledge and visual search analysis of female handball athletes from different age groups. Journal of Physical Education and Sport, v. 21, n. 2, p. 948–955, 2021. Available in: https://efsupit.ro/images/stories/martie2021/Art%20118.pdf. Access in: 10 mar. 2024.
SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de Conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 383–387, 2012. Available in: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/291. Access in: 10 mar. 2024.
SILVA, Ana Filipa; CONTE, Daniele; CLEMENTE, Felipe Manuel. Decision-Making in Youth Team-Sports Players: A Systematic Review. International Journal of Environmental Research and Public Health, p. 1–33, 2020. Available in: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7312689/. Access in: 10 mar. 2024.
VATER, Christian; WILLIAMS, Andrew Mark; HOSSNER, Ernest Joachim. What do we see out of the corner of our eye? The role of visual pivots and gaze anchors in sport. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 13, n. 1, p. 81–103, 2019. Available in: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1750984X.2019.1582082. Access in: 10 mar. 2024.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Conexões