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Pedagogia de projetos e Educação Física
Capa 2025 com foto das primeiras edições da revista
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Palavras-chave

Educação física escolar
Pedagogia de projetos
Sociologia
Infância
Educação infantil

Como Citar

REIS, Robson Geraldo dos; FILGUEIRAS, Isabel Porto. Pedagogia de projetos e Educação Física: um relato de experiência com a educação infantil. Conexões, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e025004, 2024. DOI: 10.20396/conex.v23i00.8676488. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8676488. Acesso em: 18 jan. 2025.

Resumo

Introdução: O presente relato de experiência apresenta uma prática pedagógica de Educação Física na Educação Infantil fundamentada na pedagogia de projetos, em diálogo com a Sociologia da Infância. O relato descreve a experiência de um professor de Educação Física em uma escola particular em São Paulo com crianças de 4 a 5 anos. Objetivo: O projeto, intitulado "As pinturas que a gente brinca", teve como objetivo explorar obras de Candido Portinari e Ivan Cruz, incentivando a interdisciplinaridade e a produção cultural infantil. Metodologia: A pedagogia de projetos proporcionou a mobilização de múltiplas linguagens e a consideração das crianças como produtoras de cultura.  A experiência incluiu a apreciação e experimentação corporal das obras, produção de avião de papel, exploração de brincadeiras populares e tradicionais, ampliando o repertório cultural e a visão de mundo das crianças. Resultados e discussão: O relato ressalta a importância da escuta ativa do professor, o respeito aos interesses das crianças, a sensibilidade na observação e a construção de práticas pedagógicas integradas e integradoras. Conclusão: A prática sistematizada em projetos mostrou-se eficaz para a Educação Física dialogar com os princípios da Educação Infantil, promovendo aprendizagens significativas e respeitando a diversidade cultural e corporal das crianças.

https://doi.org/10.20396/conex.v23i00.8676488
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