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Um programa piloto de capacitação específico é capaz de aumentar a sistematização da abordagem do conteúdo lutas em aulas de educação física curricular?
Capa 2024 com foto das primeiras edições da revista
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Palavras-chave

Artes marciais
Esportes de combate
Capacitação profissional
Escolas
Educação física

Como Citar

ANDREATO, Leonardo Vidal; TAVARES, Ana Flávia dos Reis; GONDIM, Denis Foster; KOHL, Henrique Gerson; JUREMA, Jefferson; PAIVA, Leandro. Um programa piloto de capacitação específico é capaz de aumentar a sistematização da abordagem do conteúdo lutas em aulas de educação física curricular?. Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024044, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8677416. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8677416. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

Objetivo: Avaliar a efetividade de um programa de capacitação para aumentar a sistematização da abordagem do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física em Barcelos-AM. Metodologia: Dez docentes do Ensino Fundamental foram divididos em: 1) grupo intervenção, que participou de uma capacitação de curta duração voltada ao ensino das lutas na escola; e 2) grupo controle, que não recebeu nenhuma orientação durante a pesquisa. No início e no fim do ano letivo, os docentes e 30 discentes responderam a um questionário semiestruturado relacionado às lutas na Educação Física escolar. Resultados: O curso de capacitação exerceu pouca influência sobre o entendimento do corpo docente acerca da adequação do conteúdo lutas no currículo escolar e sobre o engajamento para uma efetiva sistematização da abordagem das lutas nas intervenções docentes (apesar de 60% terem relatado o alto impacto do curso). Contudo, entre os alunos, a capacitação parece ter influenciado positivamente para que as aulas envolvendo as lutas fossem experienciadas com um percentual significativo de satisfação (66,7% gostaram), além de despertar interesse para novas experiências envolvendo lutas (100% gostariam de ter outras aulas). Conclusão: O modelo proposto propiciou importantes reflexões didático-pedagógicas; porém, apresentou limitações que precisam ser repensadas para obtenção de impactos significativos.

https://doi.org/10.20396/conex.v22i00.8677416
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