Banner Portal
“A gente aprende luta é na rua mesmo”
Capa 2024 com foto das primeiras edições da revista
PDF

Palavras-chave

Criança
Luta (esporte)
Jogos
Aprendizagem

Como Citar

FARIAS, Mayrhon José Abrantes; FERREIRA, Flávia Martinelli; ALMEIDA, Maycon Ornelas. “A gente aprende luta é na rua mesmo”: problematizando as lutas comunitárias sob a perspectiva infantil. Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024042, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8677594. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8677594. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

Objetivo: analisar aspectos relacionados às lutas presentes em narrativas e desenhos de crianças de uma escola pública de ensino fundamental, em um contexto periférico na cidade de São Luís do Maranhão. Metodologia: a pesquisa possui natureza qualitativa, de inspiração etnográfica e analisou três episódios e três desenhos, que apresentam compreensões de luta das crianças produzidas no cotidiano dentro e fora da escola. Resultados e discussão: os registros de campo permitiram observar que as crianças constroem significados comunitários de luta recorrendo à imaginação e, sobretudo, por meio da interação entre pares, brincando, jogando e se reportando a compreensões muitos particulares de lutas institucionalizadas, como o do jiu-jitsu; a relação mídias e lutas enquanto espetáculo, presentes em programas de TV, desenhos animados e/ou filmes; além de elementos das lutas inseridas em manifestações esportivas, como o futebol. Considerações Finais: entendemos que as lutas, enquanto objeto do conhecimento nas aulas de Educação Física escolar, podem ser utilizadas como tempo-espaço de encontro com o ponto de vista dos sujeitos, além de importantes ferramentas de (re)conhecimento dos saberes locais, produzindo e fortalecendo vínculos comunitários.

2.15.0.0 2.15.0.0
https://doi.org/10.20396/conex.v22i00.8677594
PDF

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: https://portal.mec.gov. br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 10 jul. 2024.

BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. Trad. Gilka Girardello e Isabel Orofino. São Paulo: Loyola, 2007.

CASTRO, Lúcia Rabello de. Crianças e jovens na construção da cultura. Rio de Janeiro: Faperj/Nau, 2001.

CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz - Revista de Educação Física, v. 16, n. 4, p. 01-09, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp. br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n1p01/2707. Acesso em: 10 jul. 2024.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. Em busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.

FARIAS, Mayrhon José Abrantes; FERREIRA, Flávia Martinelli. Reis e rainhas do ringue: experiência pedagógica com as lutas no projeto Educação com Movimento em Brasília–DF. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 8, n. 3, p. 190-197, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354275967_Reis_e_rainhas_do_ringue_experiencia_pedagogica_com_as_lutas_no_Projeto_Educacao_com_Movimento_em_Brasilia_-_DF. Acesso em: 10 jul. 2024.

FARIAS, Mayrhon José Abrantes; WIGGERS, Ingrid Dittrich. “É como se fosse um ringue de mentirinha”: brincadeiras de luta, cotidiano e culturas infantis na escola. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, e011620, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e011620. Acesso em: 10 jul. 2024.

FARIAS, Mayrhon José Abrantes; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Cotidiano e práticas corporais infantis: o lúdico e a violência em cena. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 58-73, set. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p58. Acesso em: 10 jul. 2024.

FARIAS, Mayrhon José Abrantes; WIGGERS, Ingrid Dittrich; DE ALMEIDA, Dulce Maria Filgueira. “Não é briga, não... é só brincadeira de lutinha”: cotidiano e práticas corporais infantis. Pensar a Prática, v. 22, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp. v22.50247. Acesso em: 10 jul. 2024.

GOBBI, Márcia. Desenho infantil e oralidade. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias. (Org.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. p. 69-92.

GRAUE, M. Elizabeth; WALSH, Daniel J. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Triunfadora-artes gráficas, 2003.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005.

MACHADO, Sheila; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Imagens da infância: mídias e suas representações em práticas corporais infantis. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 821-1113, out./dez. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15819. Acesso em: 10 jul. 2024.

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; CARDIAS-GOMES, Fabio José; DA COSTA, Paulo Ricardo Gayer Pereira. Reflexões e discussões sobre as Lutas segundo a Base Nacional Comum Curricular. Cadernos do Aplicação, v. 36, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2595-4377.131328. Acesso em: 10 jul. 2024.

PETTERSEN, Ibsen Lucas; ZANDOMÍNEGUE, Bethânia Alves Costa; MELLO, André da Silva. Discursos de professores de judô do Espírito Santo sobre as práticas pedagógicas para as crianças. Journal of Physical Education, v. 33, e3335, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v33i1.3335. Acesso em: 10 jul. 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2012.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli; RINALDI, Ieda Parra Barbosa (Orgs.). Fundamentos pedagógicos do esporte educacional – Lutas –volume I: aspectos pedagógicos das lutas e as vivências múltiplas em jogos de luta e atividades de oposição dirigida. Curitiba: Editora CRV, 2022.

SIQUEIRA, Isabelle Borges; WIGGERS, Ingrid Dittrich; SOUZA, Valéria Pereira de. O brincar na escola: a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, p. 313-326, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000200005. Acesso em: 10 jul. 2024.

WACQUANT, Loïc. Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.