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Educação ambiental e ginástica na Base Nacional Comum Curricular
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Palavras-chave

Escolas
Ginástica
Educação em saúde ambiental
Educação física

Como Citar

MATIAS, Fernanda do Nascimento; CORRÊA DOMINGUES, Soraya. Educação ambiental e ginástica na Base Nacional Comum Curricular: uma análise sobre a frequência da ocorrência de palavras-chave. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021015, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8660811. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660811. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Objetivo: O estudo busca identificar relações entre ginástica e educação ambiental na Base Nacional Comum Curricular na etapa do Ensino Fundamental. Metodologia: A metodologia de estudo é mista, com base na estratégia de triangulação concomitante, através da busca das seguintes palavras-chave: ambiental, ambiente, educação ambiental, ginástica, meio ambiente, natureza e socioambiental. Resultados: As análises de frequência de ocorrência das palavras-chave, indicando pouca referência das palavras-chave relacionados ao campo da educação ambiental no componente curricular da Educação Física. A frequência das palavras-chave ambiental tem baixa ocorrência, seguida das palavras-chave natureza, ambiente e ginástica. As palavras educação ambiental, meio ambiente e socioambiental não aparecem nenhuma vez. Conclusão: Portanto, foi possível verificar que a educação ambiental aparece como um tema contemporâneo que deve estar presente no currículo e nas propostas pedagógicas, mas não há aprofundamento didático ou metodológico e apenas a citação da lei não garante o tema nas aulas e nos currículos. É necessária uma revisão crítica do documento na formação inicial de professores para fundamentar o planejamento e organização do trabalho pedagógico na sua atuação docente. Ao se tratar do conteúdo ginástica, a Base Nacional Comum Curricular fornece subsídios para auxiliar o professor a desenvolver este conteúdo na escola.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660811
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