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As relações de gênero no Ensino Fundamental I: uma análise da produção acadêmica em educação física
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Palavras-chave

Educação física. Gênero. Séries iniciais. Ensino fundamental I.

Como Citar

GOMES, Nathalia Chaves; MORENO, Marcia Orlando; ALTMANN, Helena. As relações de gênero no Ensino Fundamental I: uma análise da produção acadêmica em educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 142–171, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i3.8637652. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637652. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Um dos grandes desafios enfrentados pelas/os professoras/es de Educação Física em sua prática refere-se ao trabalho com turmas mistas. Embora os estudos de gênero sejam uma área consagrada no Brasil, as pesquisas sobre Ensino Fundamental I ainda em pequeno número. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar e analisar a produção acadêmica sobre as relações de gênero no ensino fundamental I (7 a 10 anos), a partir da análise de teses e dissertações disponíveis nas bibliotecas de algumas das principais universidades do país. Foram localizadas cinco analisadas a partir de três unidades de análise, a saber: “conteúdos e as relações de gênero”, “diferenças nas habilidades corporais” e “relações de gênero: possibilidades de intervenção. Notamos carência de produção de conhecimento em relação as danças, lutas, ginásticas e esportes que não sejam o futebol. Em relação à intervenção pedagógica, os estudos apontam a diversificação dos conteúdos como um caminho para o rompimento das fronteiras de gênero. Cabe ao professor/a buscar estratégias para não reproduzir ou reafirmar preconceitos e discriminações, entendendo que existem diferenças nas habilidades corporais, mas essas necessitam ser respeitadas e compreendidas como na sua maioria culturalmente e sem justificar a submissão de um sexo em detrimento do outro.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i3.8637652
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