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Considerações acerca da Educação Física escolar a partir da BNCC
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Palavras-chave

Currículo
Educação Física
Escolas

Como Citar

CALLAI, Ana Nathalia Almeida; BECKER, Eriques Piccolo; SAWITZKI, Rosalvo Luis. Considerações acerca da Educação Física escolar a partir da BNCC. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019022, 2019. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8654739. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8654739. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: A pesquisa tem como objetivo compreender as possíveis mudanças que ocorrerão no currículo em Educação Física a partir da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca-se compreender as concepções e entendimentos nos quais o documento avança ou não, uma vez que sua adoção será obrigatória para as escolas públicas e particulares a fim de nortear a reconstrução de currículos e planejamentos escolares. Metodologia: O método adotado foi qualitativo com análise documental. Levou-se em consideração a BNCC e para a interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Resultados e discussão: Conclui-se com o estudo, que a Base traz avanços no sentido de proporcionar aos estudantes conhecimentos mínimos em nível nacional, valorizando as diferenças regionais, e tendo como foco a nova geração de estudantes. Contudo sua implantação fica limitada pela falta de compreensão de como se efetivará, ou seja, como ela será trabalhada nos cursos de formação inicial e continuada de professores. Conclusão: se não for ofertado formação continuada para esses professores/as, as propostas do documento não serão concretizadas no âmbito escolar. Por se tratar de um documento recente, e que está em processo de implantação, é preciso que haja espaços formativos que trabalhem em cima da BNCC, para que os professores/as estejam preparados para a utilização deste em sua prática pedagógica.

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8654739
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