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Iniciação esportiva ao tênis de campo: um retrato do programa play and stay à luz da pedagogia do esporte.
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Palavras-chave

Tênis. Play and stay. Modelos de ensino.

Como Citar

CORTELA, Caio Correa; FUENTES, Juan Pedro; ABURACHID, Layla Maria Campos; KIST, Cesar; CORTELA, Débora Navarro Rocha. Iniciação esportiva ao tênis de campo: um retrato do programa play and stay à luz da pedagogia do esporte. Conexões, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 214–234, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i2.8637683. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637683. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo procurou através de uma revisão de literatura ampliar os debates sobre a iniciação esportiva ao tênis de campo, contribuindo desta forma para a modificação do cenário atual de ensino da modalidade no Brasil baseado nas metodologias tecnicistas. Para isto, foram apresentados e discutidos, a luz da pedagogia do esporte, os pressupostos teóricos utilizados pelo programa Play and Stay, adotado pela Confederação Brasileira de Tênis como modelo ideal para a iniciação esportiva desta modalidade. A utilização do jogo como elemento central no processo de ensino e aprendizagem, as adaptações nos materiais e o papel central desempenhado pelo aluno permitem a utilização desta metodologia tanto com crianças como para adultos. Após a revisão, verificou-se que o programa em questão apresentou-se como uma ótima alternativa, uma vez que, demonstrou estar em conformidade com as metodologias contemporâneas de ensino dos jogos esportivos como os modelos TGFU e SE.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i2.8637683
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