Banner Portal
Educação física e diversidade cultural: um diálogo possível
PDF

Palavras-chave

Educação Física. Cultura. Diversidade cultural e alteridade.

Como Citar

OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Educação física e diversidade cultural: um diálogo possível. Conexões, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 19–30, 2008. DOI: 10.20396/conex.v5i2.8637876. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637876. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o ensino da educação física no que se refere às diferenças culturais apresentadas pelos educandos no cotidiano escolar. A diversidade cultural é um tema em destaque no cenário educacional brasileiro. O debate ocorre em torno de como articular processos educativos que considerem as diferenças dos alunos. Entendo essa premissa como um avanço, no entanto com riscos de um relativismo extremo. Assim, entendo residir na perspectiva intercultural de educação - a qual tem na alteridade o argumento relevante do diálogo entre as culturas - um caminho possível para o ensino da educação física.
https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637876
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.