Banner Portal
Caracterização dos estudantes de ensino médio quanto à não participação das aulas de educação física escolar em escolas do município de médio porte no interior do Ceará
PDF

Palavras-chave

Ensino Médio
Dispensa
Educação Física Escolar
Alunos
Aulas

Como Citar

SILVA, Francisco Carlos de Sousa; SILVA, André Luis Façanha da; PAULA, Alisson Slider do Nascimento. Caracterização dos estudantes de ensino médio quanto à não participação das aulas de educação física escolar em escolas do município de médio porte no interior do Ceará. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 35–52, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i1.8644765. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8644765. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar o perfil dos alunos que não participam das aulas de Educação Física no ensino médio de escolas públicas da cidade de Sobral no Ceará. Para trato metodológico deste estudo foram coletados documentos de atestados e declarações entregues ao professor pelos alunos como pedido de dispensa das aulas de Educação Física Escolar com a realização de análises de dados construídos a partir dos resultados desses documentos. Percebeu-se que a maioria dos casos de alunos que não participam das aulas de Educação Física são representados por indivíduos do sexo feminino, motivos como cursos, estágio, trabalho, são os que contêm maior incidência, falta de acesso pela distância, práticas corporais realizadas fora da escola foram outros problemas detectados, o que implica que o maior causador do problema está no fato das aulas serem realizadas fora do turno normal das demais disciplinas.

https://doi.org/10.20396/conex.v14i1.8644765
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. v. 185. p. 11.

MARTINS, C. Discursos legitimadores da educação física no ensino médio. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2012.

LEMOS, F. R. M. Educação física escolar, ensino médio: entre a legislação e a ação. EF Deportes: revista digital, Buenos Aires, v. 13, n. 130, mar. 2009.

CAVALIEREJR, E.; VERAS, A. D. A Educação física escolar versus a Lei de Diretrizes e Bases da Educação: LDB nº 9394/1996. EF Deportes: revista digital, Buenos Aires, v. 14, n. 134, jul. 2009.

CARNEIRO, E B. Confrontos e perspectivas da educação física escolar no ensino noturno. EF Deportes: revista digital, Buenos Aires, v. 11, n. 101, out. 2006.

SILVÉRIO, K. S. et al. Ensino médio no período noturno: um estudo da educação física como componente curricular. EF Deportes: revista digital, Buenos Aires, v. 17, n. 174, nov. 2012.

PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, Londrina, n. 114, p. 179-195, nov. 2001.

ANEXO 36: como usar o epiinfo. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ArMcS_njY6EJ:portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/12fe49804745814d8d7add3fbc4c6735/Anexo%2B36%2B-%2BEpiInfo%2Brevisado%2B%2B2.doc%3FMOD%3DAJPERES%26useDefaultText%3D0%26useDefaultDesc%3D0+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 25 out. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Mulher no mercado de trabalho: perguntas e respostas. Rio de Janeiro, 08 mar. 2012. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/Mulher_Mercado_Trabalho_Perg_Resp_2012.pdf. Acesso em: 28 set. 2014.

ALTMANN, H. Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens na educação física. 1998. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,1998.

BRANDÃO, C. F. A situação atual do ensino médio brasileiro e as propostas para a próxima década: infraestrutura, gestão e formação do profissional que atua no ensino médio. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 97-107, jan./jun. 2012.

ROSA, V. T. Dispensas nas aulas de educação física no ensino médio: entre a necessidade real e o uso indiscriminado da lei. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

RICARDO FURTADO E ASSOCIADOS. Disponível em: http://www.ricardofurtadoadvogados.com.br/ImprensaMostra.asp?T=M&chave=7884. Acesso em: 28 out. 2014.

MÔNICO, A. G. F. Gravidez na adolescência e evasão escolar: o que a escola tem a ver com isso? Revista FACEVV, Vila Velha, n. 4, p. 39-49, jan./jun. 2010.

ALVES, P. Com aumento de 16% de homicídios, o Ceará é o segundo estado mais violento do Brasil. Tribuna do Ceará, Ceará, 12 nov. 2014. Disponível em: http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/segurancapublica/com-aumento-de-16-em-homicidios-ceara-e-o-segundo-estado-mais-violento-brasil/. Acesso em: 20 dez. 2014.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.