Espaços de hibridização, dessubstancialização da identidade religiosa e idéias fora do lugar
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Hibridización religiosa
New Age

Cómo citar

Camurça, M. (2003). Espaços de hibridização, dessubstancialização da identidade religiosa e idéias fora do lugar. Ciencias Sociales Y Religión, 5(5), 37–65. https://doi.org/10.22456/1982-2650.2254

Resumen

O artigo pretende abordar o fenômeno das hibridizações religiosas contemporâneas que caracterizam o chamado movimento New Age, não pelo foco no trânsito religioso dos indivíduos modernos em torno das diversas formas religiosas, mas por um olhar sobre os núcleos que compõem esta “rede alternativa”, numa perspectiva de buscar a dinâmica de funcionamento comum e uma topografia destes pontos autônomos. Para tal, realizamos um estudo de caso de alguns centros e núcleos da cidade de Juiz de Fora (MG), empregando conceitos como “reencantamento/desencantamento”, “orientalização”, “energia”, “terapia” e “sincretismo”, na tentativa de alinhavar um perfil para este fenômeno religioso que escapa, pelo seu caráter difuso, a tentativas de classificação.

https://doi.org/10.22456/1982-2650.2254
PDF (Português (Brasil))

Citas

AMARAL, Leila. Os Errantes da Nova Era e sua Religiosidade Caleidoscópica. Cadernos de Ciências Sociais, 3, n. 4, p. 19-32, 1993.

AMARAL, Leila. Nova Era: um movimento de caminhos cruzados. In: CNBB. Nova Era: um desafio para os cristãos. São Paulo: Paulinas, 1994. p. 11-50.

AMARAL, Leila. Carnaval da Alma: Comunidade, Essência e Sincretismo na Nova Era. Petrópolis: Vozes, 2000.

BIRMAN, Patrícia. Modos Periféricos de Crença. In: SANCHIS, Pierre (Org.). Catolicismo: Unidade Religiosa e Pluralismo Cultural. São Paulo: Loyola, 1992. p. 167-196.

BIRMAN, Patrícia. Relativismo Mágico e Novos Estilos de Vida. Revista do Rio de Janeiro, 1, n. 2, p. 44-52, 1993.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Crise das Instituições Tradicionais Produtoras

de Sentido. In: MOREIRA, Alberto; ZICMAN, Renée (Org.). Misticismo e Novas

Religiões. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 23-42.

CAMPBELL, Colin. A orientalização do Ocidente: reflexões sobre uma nova teodicéia para um novo milênio. Religião e Sociedade, 18, n. 1, p. 5-22, 1997.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. Sombras na Catedral: A Influência New Age na Igreja Católica e o Holismo da Teologia de Leonardo Boff e Frei Betto. Numen.

Revista de Estudo e Pesquisa da Religião, 1, n. 1, p. 85-125, 1998.

CARVALHO, José Jorge. Características do Fenômeno Religioso na Sociedade Contemporânea. In: BINGUEMER, Maria Clara L. (Org.). O Impacto da Modernidade sobre a Religião. São Paulo: Loyola, 1992. p. 133-164.

CARVALHO, José Jorge. O Encontro de Velhas e Novas Religiões: esboço de uma teoria de estilos de espiritualidade. In: MOREIRA, Alberto; ZICMAN, Renée (Org.). Misticismo e Novas Religiões. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 64-98.

CARVALHO, José Jorge. Antropologia e Esoterismo: dois contradiscursos da modernidade. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 53-71, 1998.

CORRÊA, Norton F. Para muitos trabalhos a gente precisa invocar também a Linha Oriental: observações sobre as representações de “Oriente” em religiões afro-brasileiras. 1999. Trabalho apresentado no GT Orientalização da Religião e a Crise no Ocidente, no XXIII Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, 1999.

D’ ANDREA, Anthony Albert Fisher. O Self Perfeito e a Nova Era: Individualismo e Reflexividade em Religiosidades Pós Tradicionais. Dissertação (Mestrado)–IUPERJ, 1996.

D’ ANDREA, Anthony Albert Fisher. “Cristianismo New Age: o caso de Paulo Coelho”. Magis. Cadernos de Fé e Cultura, 29, p. 79-92, 1998.

DUMONT, Louis. O Individualismo. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.

FERNANDES, Rubem César. Aparecida: nossa rainha, senhora e mãe, saravá! In: Brasil & EUA: Religião e Identidade Nacional. Rio de Janeiro: Graal, 1988. p. 85-112.

GUIMARÃES, Maria Beatriz. Umbanda e Santo Daime na “Lua Branca” de Lumiar. Religião e Sociedade, 17, n. 1-2, p. 125-139, 1996.

MACHADO, Maria das Dores Campos; MARIZ, Cecília. Changements récents dans le champ religieux bresilien. Social Compass, 45, n. 3, p. 359-378, 1998.

MAGNANI, José Guilherme C. O neo-esoterismo na cidade. Dossiê Magia, Revista USP, 31, p. 6-15, 1996.

MAGNANI, José Guilherme C. Mystica Urbe: um estudo antropológico sobre o

circuito neo-esotérico na metrópole. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

MARQUES, Antonio. A História Oculta de Juiz de Fora. Forum Três, 2, n. 5, p.1-4, 1991.

MEDEIROS, Bartolomeu Tito Figuerôa. Nova Era e Catolicismo: Universos e Experiências. Atualidade em Debate, 50, p. 43, 1997.

MEDEIROS, Bartolomeu Tito Figuerôa. Um Caso de Sincretismo Afro-Cristão-

Kardecista-Umbandista-New Age: As Casas Filiais do Vale do Amanhecer no Nordeste Brasileiro. 1998. Trabalho apresentado no GT 31, Perspectivas Antropológicas da Religião, na XXI Reunião Brasileira de Antropologia, Vitória, 1998.

PACE, Enzo. Religião e Globalização. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (Org.). Globalização e religião. Petropolis: Vozes, 1997. p. 25-42.

PIERUCI, Antonio Flávio. Reencantamento e Dessecularização. A propósito do

auto-engano em Sociologia da Religião. Novos Estudos CEBRAP, 49, p. 99-117, 1997.

PINTO Jr., Aluísio Esteves. Nova Era no Campo Religioso de Juiz de Fora: mapeamento e dinâmica de grupos alternativos de cunho esotérico-espiritual.

(Anexos – Roteiro de Entrevistas). Dissertação (Mestrado)–Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião/UFJF, Juiz de Fora, 2000. p. xi-303.

RIVAS NETO, F. (Arapiaga). Lições Básicas da Umbanda: obra espiritualista contendo tabelas, ilustrações e mapas. São Paulo: Ícone, 1994.

SAHLINS, Marshall. Categories Culturelles et Pratiques Historiques. Critique, 456, 1985.

SANCHIS, Pierre. As Religiões dos Brasileiros. Revista Horizonte, 1, n. 2, p. l, 1988.

SANCHIS, Pierre. O Campo Religioso Contemporâneo no Brasil. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (Org.). Globalização e religião. Petropolis: Vozes,

p. 103-116.

SCHWARCZ, Roberto. Idéias Fora do Lugar. Estudos CEBRAP, 3, 1976.

SOARES, Luiz Eduardo. Religioso por Na tureza: Cultura Alternativa e Misticismo Ecológico no Brasil. In: LANDIM, Leilah (Org.), Sinais dos tempos: tradições religiosas no Brasil. Rio de Janeiro: ISER, 1989. p. 121-144.

SOARES, Luiz Eduardo. O Santo Daime no contexto da nova consciência religiosa. In: LANDIM, Leilah (Org.), Sinais dos tempos: diversidade religiosa. Rio de Janeiro: ISER, 1990. p. 265-274.

STEIL, Carlos Alberto. A Igreja dos pobres: da secularização à mística. Religião e Sociedade, 19, n. 2, p. 61-76, 1999.

TAVARES, Fátima Regina G. Alquimias da cura: um estudo sobre a rede terapêutica alternativa no Rio de Janeiro. Tese (Doutorado)–Programa de Pós-Graduação em Sociologia, IFCS/UFRJ, 1998.

VELHO, Otávio. Relativizando o relativismo. In: VELHO, Otávio. Besta-Fera: recriação do mundo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995. p. 171-184.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2020 Marcelo Camurça

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.