Banner Portal
Simulação dos efeitos de políticas tecnológicas com modelo evolucionário de dinâmica industrial
PDF

Palavras-chave

Políticas tecnológicas. Dinâmica industrial. Simulação. Regime tecnológico. Modelo evolucionário.

Como Citar

SILVA, Evaldo Henrique; HASENCLEVER, Lia. Simulação dos efeitos de políticas tecnológicas com modelo evolucionário de dinâmica industrial. Economia e Sociedade, Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 651–680, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/article/view/8647298. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

Políticas de incentivo à inovação são fato recente em vários países em desenvolvimento, a exemplo do Brasil, assim como os estudos dessas políticas. Neste artigo foi adotado um modelo de simulação como via inédita de análise dos efeitos dessas políticas. Essa via tem como justificativa a percepção de que o fenômeno da inovação é parte integrante de um sistema – o sistema industrial – marcado pela dinâmica complexa. Por conta dessa percepção, foi elaborado um modelo de simulação da dinâmica industrial no contexto de uma indústria hipotética e atribuído dois valores diferentes ao parâmetro que caracteriza o grau de complexidade da aprendizagem tecnológica. Com base nesses valores, foram gerados dois conjuntos de simulação, os quais supostamente simulam as dinâmicas de indústrias de alta e de baixa tecnologia. Os resultados dessas simulações sugerem que os efeitos de cada tipo de política são extremamente sensíveis ao tipo de regime tecnológico prevalecente em cada indústria.
PDF

A Economia e Sociedade utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.