Resumo
Frente às críticas do excesso da tecnologia na infância, o presente estudo tomou como ponto de partida a seguinte pergunta: quais as influências da tecnologia sobre a infância do século XXI? Este estudo de cunho monográfico utilizou-se de pesquisa bibliográfica, na qual se optou em apresentar como embasamento teórico idéias e conceitos de autores como Ariès (1981), Boto (2002), Postman (1999), Dornelles (2005), Levin (2007) e Moita (2007). O primeiro momento do trabalho dedicou-se a um resgate histórico da infância, e, em seguida, abordaram-se as discussões referentes às concepções de infância do século XXI. Para finalizar, tratou-se de apontamentos positivos e negativos da tecnologia em sua relação com a infância.
Referências
ALVES, Lynn. Jogos eletrônicos e screenagens: possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. 2005. Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/novastrilhas/programa.htm. Acesso em: 01 nov. 2010.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BOTO, Carlota. O desencantamento da criança: entre a renascença e o século das luzes. In: FREITAS, Marcos C. de; KUHLMANN, Moysés. (Org.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
CHAVES, Heloísa Nascimento Chaves. BARROS, Daniela Melaré Vieira. Ambientes digitais interativos e o potencial pedagógico. Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario4/programacao.htm. Acesso em: 01 nov. 2010.
DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
LEVIN, Esteban. Rumo a uma infância virtual?: a imagem corporal sem corpo. Trad. Ricardo Rosenbush. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MOITA, Filomena. Game on: jogos eletrônicos na escola e na vida da geração @. Campinas, SP: editora Alínea, 2007.
MOREIRA, Alberto da Silva. Cultura midiática e educação infantil. 2003. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 30 out. 2010.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
ROSADO, Janaína dos Reis. História do jogo e o game na aprendizagem. 2006. Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario2/chamada.htm. Acesso em: 01 nov. 2010.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.