Banner Portal
Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes
PDF

Palavras-chave

Ensino de psicologia. Psicologia e ensino fundamental. Reflexividade.

Como Citar

SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 218–224, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i2.656. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/656. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Buscando reagir a uma Psicologia burocrática, elitista e encastelada, psicólogos procuram traduzir os conhecimentos que esta ciência tem produzido em relação ao processo ensino-aprendizagem para professores, intentando promover sua compreensão. Reagindo a uma visão de ciência que se dizia capaz de identificar origens de problemas apenas a partir da aplicação de testes psicológicos, análise de desenho ou de material escolar, sem analisar o contexto e as relações que nele se estabelecem, psicólogos buscam mostrar aos professores que não há apenas uma possibilidade de análise e que, dependendo do referencial teórico que se utiliza, podem ser levantadas várias hipóteses de um mesmo problema. Temos sido testemunhas de reações de professores à ação da Psicologia na escola. Mas, perguntamos: é a ação da Psicologia que gera estas reações, ou é ao uso que se faz da Psicologia nas escolas? Em parceria junto aos professores e profissionais que atuam em contextos educativos, bem como com outras ciências da educação, temos a possibilidade de constituir e construir um conjunto de saberes e conhecimentos pedagógicos e educacionais para promover a qualidade de ensino que atenda a novas demandas dos sujeitos que freqüentam as escolas do ensino fundamental. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.656
PDF

Referências

FERREIRA, A. A. L. A psicologia como saber mestiço: o cruzamento múltiplo entre práticas sociais e conceitos científicos. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Rio de Janeiro, v.13, n.2, 2006. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 11 out. 2006.

SÁ-CHAVES, I.; SÁ, M. H. A.; MOREIRA, A. Nota Introdutória. In: ALARÇÃO, I. Percuros e pensamento. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2006. p.9-15.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.