Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes

Autores

  • Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla Universidada Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.656

Palavras-chave:

Ensino de psicologia. Psicologia e ensino fundamental. Reflexividade.

Resumo

Buscando reagir a uma Psicologia burocrática, elitista e encastelada, psicólogos procuram traduzir os conhecimentos que esta ciência tem produzido em relação ao processo ensino-aprendizagem para professores, intentando promover sua compreensão. Reagindo a uma visão de ciência que se dizia capaz de identificar origens de problemas apenas a partir da aplicação de testes psicológicos, análise de desenho ou de material escolar, sem analisar o contexto e as relações que nele se estabelecem, psicólogos buscam mostrar aos professores que não há apenas uma possibilidade de análise e que, dependendo do referencial teórico que se utiliza, podem ser levantadas várias hipóteses de um mesmo problema. Temos sido testemunhas de reações de professores à ação da Psicologia na escola. Mas, perguntamos: é a ação da Psicologia que gera estas reações, ou é ao uso que se faz da Psicologia nas escolas? Em parceria junto aos professores e profissionais que atuam em contextos educativos, bem como com outras ciências da educação, temos a possibilidade de constituir e construir um conjunto de saberes e conhecimentos pedagógicos e educacionais para promover a qualidade de ensino que atenda a novas demandas dos sujeitos que freqüentam as escolas do ensino fundamental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla, Universidada Estadual de Campinas

Possui bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente é professor assistente doutor (MS 3) da Universidade Estadual de Campinas, membro do Corpo Editorial da Revista Ciências Humanas (Unitau) e da Revista Educação Temática Digital (Unicamp).

Referências

FERREIRA, A. A. L. A psicologia como saber mestiço: o cruzamento múltiplo entre práticas sociais e conceitos científicos. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Rio de Janeiro, v.13, n.2, 2006. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 11 out. 2006.

SÁ-CHAVES, I.; SÁ, M. H. A.; MOREIRA, A. Nota Introdutória. In: ALARÇÃO, I. Percuros e pensamento. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2006. p.9-15.

Downloads

Publicado

2008-12-03

Como Citar

Sadalla, A. M. F. de A. (2008). Ensino de psicologia e o ensino fundamental: abrindo janelas a novos horizontes. ETD - Educação Temática Digital, 8(2), 218–224. https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.656