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O professor intérprete de língua de sinais em sala de aula: ponto de partida para se repensar a relação ensino, sujeito e linguagem
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Palavras-chave

Educação de surdos. Intérprete de língua de sinais. Tradução.

Como Citar

SOUZA, Regina Maria de. O professor intérprete de língua de sinais em sala de aula: ponto de partida para se repensar a relação ensino, sujeito e linguagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 8, p. 154–170, 2008. DOI: 10.20396/etd.v8i0.697. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/697. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho discute a necessária participação educativa do intérprete de língua de sinais em sala de aula. A partir da teoria do Acontecimento Didático sobre o ensino e das idéias de Derrida sobre o ato interpretativo, defende a tese de que tentar estabelecer limites para a atuação do intérprete educacional - na tentativa de fazer com que não se confunda com a figura do/a professor/a em sala de aula - é submeter-se a uma formação discursiva de ensino que o reduz ou ao currículo, ou ao método (técnicas) ou a intervenções que consideram tão somente a “capacidade” cognitiva do sujeito. 

https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.697
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