Resumo
Com o intuito de diagnosticar o que se denomina de representação sedentária na educação, por intermédio do pensamento de Foucault, o artigo analisa a pastoral cristã como diagnóstico da presença da arte de conduzir no campo da educação. Destaca a herança do controle nas condições de constituição de subjetividades, na fixação de significações dominantes e na regulação de ações independentes como estratégias responsáveis por condicionar o “fazer pensar” na educação a um conjunto de estruturas fixas. A partir daí, tendo por base o pensamento de Deleuze e Guattari, busca-se pensar a educação como experiência, espaço e movimento para além das estruturas sedentárias de representação, visando um tipo de nomadismo como intervenção para se pensar e agir de outros modos na educação.
Referências
BECKETT, S. Esperando Godot. São Paulo, SP: Cosacnaify, 2005.
CASSIRER, E. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo, SP: Martins Fontes: 2005.
CASTELLO, L. A.; MÁRSICO, C. T. Oculto nas palavras: dicionário etimológico para ensinar e aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2006.
DELEUZE, G. Différence et répétition. Paris: PUF, 2003a.
DELEUZE, G. Proust e os signos. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2003b.
DELEUZE, G.; PARNET, C. Dialogues. Paris: Flammarion, 1996.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1977.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mille Plateaux. Paris: Minuit, 1980.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo, SP: Editora 34, 1997. (v.5).
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo, SP: Editora 34, 2004. (v.1).
DOSSE, F. Gilles Deleuze y Félix Guattari: biografía cruzada. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1985.
FOUCAULT, M. Omnes et singulatim. In: FOUCAULT, M. Dits et Écrits [1981]. Paris: Gallimard, 1994.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004a.
FOUCAULT, M. Sécurité, territoire, population. Paris: Gallimard; Seuil, 2004b.
NIETZSCHE, F. W. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo SP: Cia das Letras, 1998.
NIETZSCHE, F. W. O anticristo. São Paulo, SP: Cia. das Letras, 2007.
ROUSSEAU, J-J. Emílio ou da Educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
ROUSSEAU, J-J. O contrato social: princípios do direito político. São Paulo SP: Martins Fontes, 2006.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.