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Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação
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Palavras-chave

Subjetividades. Educação. Sedentarismo. Nomadismo.

Como Citar

CARVALHO, Alexandre Filordi de; GALLO, Sílvio. Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 280–302, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i1.853. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/853. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

Com o intuito de diagnosticar o que se denomina de representação sedentária na educação, por intermédio do pensamento de Foucault, o artigo analisa a pastoral cristã como diagnóstico da presença da arte de conduzir no campo da educação. Destaca a herança do controle nas condições de constituição de subjetividades, na fixação de significações dominantes e na regulação de ações independentes como estratégias responsáveis por condicionar o “fazer pensar” na educação a um conjunto de estruturas fixas. A partir daí, tendo por base o pensamento de Deleuze e Guattari, busca-se pensar a educação como experiência, espaço e movimento para além das estruturas sedentárias de representação, visando um tipo de nomadismo como intervenção para se pensar e agir de outros modos na educação.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.853
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