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O brincar em narrativas autobiográficas: um estudo intergeracional
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Palavras-chave

Práticas lúdicas. Narrativas autobiográficas. Intergeracional.

Como Citar

COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos. O brincar em narrativas autobiográficas: um estudo intergeracional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, p. 107–123, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i0.862. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/862. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho de pesquisa pretendeu, a partir de narrativas autobiográficas de jovens em processo de formação para a docência, fazer um levantamento comparativo das condições em que se desenvolveram as práticas lúdicas de três gerações de brincantes: estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará, seus pais e avós. A pesquisa assenta sobre duas ordens de inquietações: a interrogação acerca do papel das práticas lúdicas na constituição da infância e, por consequência, nas práticas educativas; e o papel do discurso autobiográfico na formação docente. As referências teóricas da socioantropologia do jogo; da sociologia da infância, da abordagem historiográfica do brinquedo e da pesquisa autobiográfica, fazendo dialogar objeto e método, apontam para a indissociável relação entre pesquisa e formação. O procedimento metodológico prevê o resgate das experiências lúdicas do passado, por uma turma de alunos da disciplina de Práticas Lúdicas, Identidade Cultural e Educação da Criança, do curso de Pedagogia da UFC, através da elaboração escrita de narrativas autobiográficas sobre suas memórias de infância, de seus pais e de seus avós. Os resultados sinalizam para um intenso envolvimento dos sujeitos no processo de construção das narrativas que não apenas deu visibilidade à relatividade histórica das formas de brincar, mas também possibilitou uma reconfiguração do passado em relação a si mesmo e, sobretudo, uma leitura objetiva dos vínculos sociais que o engendram, possibilitando um percurso formativo autorreferenciado.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.862
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