Publicações acadêmicas brasileiras sobre bullying: o que dizem os estudos acerca do tema?

  • Adriana Mesquita de Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Raquel Larissa Cabral Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Gimenes Gonçalves Universidade Estadual de Campinas
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Educação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as publicações acadêmicas sobre violência escolar, especificamente sobre o fenômeno bullying, em revistas brasileiras da área da educação, em Língua Portuguesa, classificadas no estrato A1 de indexação Qualis - CAPES. Foram obtidas 26 revistas que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Foi realizada uma busca no acervo digital dessas 26 revistas utilizando as palavras “violência”, “agressividade”, “agressão” e “bullying” no título, resumo e assunto. Foram excluídos artigos escritos em língua estrangeira, sem resumo disponível e classificados como ensaios, chegando a 297 artigos. Por meio da leitura dos resumos foram selecionados aqueles referentes ao âmbito educacional, identificando os que trataram da temática do bullying, totalizando 14 artigos, que foram lidos na íntegra para a realização de uma análise quali-quantitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Mesquita de Almeida, Universidade Estadual de Campinas
Mestranda em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas
Raquel Larissa Cabral, Universidade Estadual de Campinas
Graduanda em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas
Adriana Gimenes Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas
Graduação em Educação Física - Universidade de São Paulo 
Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas. Livre docente - Universidade Estadual de Campinas 

Referências

ABRAMOVAY, M. Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO, 2005.

ALBUQUERQUE, P. P. D.; WILLIAMS, L., C., D., A.; D'AFFONSECA, S. M. Efeitos tardios do bullying e transtorno de estresse pós-traumático: uma revisão crítica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(1), 91-98, 2013.

BENITES, J. L.; JUSTICIA, F. El maltrato entre iguales: descripción y análisis del fenómeno. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa. 4(9), 151-170, 2006.

CALIMAN, G. Estudantes em situação de risco e prevenção. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 14(52), 383-396, 2006.

CEREZO, F. R. Bullying: análisis de la situación en las aulas españolas. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 9 (3), 367-378, 2009.

CHARLOT, B. A. Violência na Escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, 4(8), 432 – 443, 2002.

COSTA, J. Violência e Psicanálise. Rio de janeiro: Graal, 2003.

COSTA, M. A. P.; SOUZA, M. A.; OLIVEIRA, V. M. Obesidade infantil e bullying: a ótica dos professores. Educação e Pesquisa, 38(3), 653-665, 2012.

FAJARDO, L. N. et al. Pressupostos de uma avaliação de contexto existencial da violência escolar para o planejamento de condutas motoras educacionais voltadas para pré-adolescentes de classes de 177 progressão. Ensaio: avaliação e Políticas Públicas em Educação, 14, 91-106, 2006.

FANTE, C.; PEDRA, J. A. Bullying escolar - perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz (7nd ed.) Campinas, SP: Verus, 2012.

FRANCISCO, M. V.; LIBORIO, R. M. C. Um estudo sobre bullying entre escolares do ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(2), 200-207, 2009.

FREUD, S. O Mal-estar da Civilização. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

GARAIGORDOBIL, M.; OÑEDERRA, J. A. La violencia entre iguales: revisión teórica y estrategias de intervención. Madrid: Pirámide, 2009.

JACOMETTI, M. et al. Bullying nas escolas: implicações na educação de jovens e adultos. Educação Temática Digital, 16(2), 307-326, 2014.

LOPES NETO, A. A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, 81(5), 164-172, 2005.

MIGUEL, R. S.; PRODÓCIMO, E. Reflexões sobre o bullying em alguns filmes. Cadernos de Pesquisa, 21(1), 2014.

OLIVEIRA, J. C.; BARBOSA, A. J. G. Bullying entre estudantes com e sem características de dotação e talento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(4), 747-755, 2012.

PINHEIRO, F. M. F., WILLIAMNS, L. C. A. Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, 39(138), 995-1018, 2009.

PRODÓCIMO, E., et al. Produções Acadêmicas sobre Violência, agressão e agressividade em periódicos brasileiros de Educação Física. Pensar a Prática, 17(3), 682-700, 2014.

ROCHEX, J. Y. Pistas para uma desconstrução do tema ‘a violência na escola’. In: J. A. Correia & M. Matos (Orgs.). Violência e violências da e na escola. Portugal: CIIE/Edições Afrontamento, 2003.

SANTOS, A. K. C. M. C.; RAMOS, N. Violência e bullying em contexto escolar: contributos da perspectiva intercultural. Cadernos de Pesquisa, 23(2), 16-30, 2016.

SILVA, J. L., et al. Associações entre Bullying Escolar e Conduta Infracional: Revisão Sistemática de Estudos Longitudinais 1. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(1), 81-90, 2016.

SPOSITO, M. P. A Instituição Escolar e a Violência, Cadernos de Pesquisa, 104, 58-75, 1998.

SPOSITO, M. P. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educação e pesquisa, 27(1), 87-103, 2001.

SUESS, R. C., CARVALHO SOBRINHO, H., BEZERRA, R. G. Educação no/do campo: desafios e perspectivas de uma escola no campo localizada no Distrito Federal. Cadernos de Pesquisa, 21(1), 2014.

VIANNA, J. A., SOUZA, S. M., REIS, K. P. Bullying nas aulas de Educação Física: a percepção dos alunos no Ensino Médio. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 23(86), 73-93, 2015.

VIEIRA, T. M., MENDES, F. D. C., GUIMARÃES, L. C. De columbine à virgínia tech: reflexões com base empírica sobre um fenômeno em expansão. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22( 3), 493-501, 2009.

VINHA, T. P. Os conflitos interpessoais na escola. In: Garcia, J. A. (Org.). Indisciplina, Conflitos e Bullying na escola. Campinas, SP : Mercado de Letras, 2013.

ZEQUINÃO, M. A., MEDEIROS, P., PEREIRA, B., & CARDOSO, F. L. Bullying escolar: um fenômeno multifacetado. Educação e Pesquisa, 42(1), 181-198, 2016.

Publicado
2018-07-16
Como Citar
Almeida, A. M. de, Cabral, R. L., Gonçalves, A. G., & Prodócimo, E. (2018). Publicações acadêmicas brasileiras sobre bullying: o que dizem os estudos acerca do tema?. ETD - Educação Temática Digital, 20(3), 822-843. https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651682