Resumo
O uso de interfaces tangíveis para fins educacionais é um recurso de tecnologia assistiva que apresenta forte potencial para a educação, podendo proporcionar um incremento no engajamento e motivação dos estudantes. Os principais problemas encontrados para a utilização de mesas tangíveis no ambiente educacional são os altos custos dos produtos comerciais, a ausência de softwares para a sua programação e uso de acordo com as necessidades educacionais e a dificuldade para utilizar e criar aplicações. Este artigo apresenta a utilização de uma plataforma digital para produção de recursos educacionais tangíveis para uso na educação inclusiva, baseada numa mesa tangível de baixo custo construída com produtos convencionais, juntamente com a avaliação e validação da aplicação. A plataforma é uma solução de tecnologia assistiva que utiliza uma ferramenta de autoria com um editor intuitivo e de fácil utilização para criação de recursos educacionais, juntamente com um player para executar as aplicações em mesas tangíveis e que permite também a execução simulada em computadores, tablets e smartphones. As aplicações para mesa tangível são formadas por um conjunto de cenas contendo áudios, vídeos, imagens, textos e animações e podem ser utilizadas na educação inclusiva como um instrumento de mediação tecnológica com atividades pedagógicas para realizar experimentações, apresentar conteúdos e narrativas e resolver desafios e jogos.
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