Banner Portal
A pesquisa narrativa como pesquisa-formação
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Experiência
Temporalidade
Pesquisa narrativa

Como Citar

CUNHA, Maria Amália; COUTINHO, Priscila Oliveira. A pesquisa narrativa como pesquisa-formação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, n. 00, p. e023015, 2023. DOI: 10.20396/etd.v25i00.8670344. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670344. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No livro recém publicado L’Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales, Hervé Breton explora o tema da pesquisa narrativa e sua pertinência no domínio das ciências humanas e sociais. O autor analisa a expressão do vivido, em primeira pessoa, por meio de uma abordagem teórica e metodológica clara, consistente e bastante rigorosa. Estruturado em 4 partes, o livro procura delinear o estatuto da experiência na teoria do conhecimento: se o trabalho investigativo é inextricável da interpretação da experiência, é necessário propor métodos de acesso aos processos pelos quais a experiência se transforma em linguagem e esta se configura em narrativas. Trata-se de um convite para todos aqueles que se interessam pelo campo da pesquisa narrativa e os desafios contidos nesta abordagem rica e complexa.

https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8670344
PDF

Referências

BRETON, Hervé. L´Enquête Narrative en Sciences Humaines et Sociales. Armand Colin, 2022.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa- Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. 2a edição, Uberlândia: EDUFU, 2015.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.