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Identidade docente na formação inicial em ciências biológicas
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Identidade
Docente
Estudantes
Videoconferência

Como Citar

ARAÚJO, Patrício Câmara; NUNES, Renata Rufino. Identidade docente na formação inicial em ciências biológicas: análise dialógica da conversação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024056, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8670958. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670958. Acesso em: 9 fev. 2025.

Dados de financiamento

Resumo

Esta pesquisa teve a finalidade de analisar o processo de constituição identitária docente de estudantes de Ciências Biológicas. Ela foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa na perspectiva do dialogismo bakhtiniano e da teoria do posicionamento em fronteira interdisciplinar entre a filosofia, a linguística e a psicologia cultural. Selecionamos como participantes, quatro estudantes de licenciatura em biologia do Instituto Federal do Maranhão/Campus Barreirinhas. Realizamos a construção das informações em duas entrevistas coletivas mediadas por videoconferências, gravadas, de acordo com a temática: ser professor de biologia. Utilizamos para tratamento dos dados a análise temática dialógica da conversação, com a identificação de temas, sentidos e significados presentes no processo conversacional das entrevistas coletivas. Os temas foram organizados em tabelas e os sentidos e significados em mapas semióticos para cada uma das entrevistas. A importância dessa pesquisa está em promover o aprofundamento da compreensão do processo de constituição identitária docente de licenciandos, além de apresentar um caráter interdisciplinar no campo das ciências humanas sobre uma investigação acerca da docência.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8670958
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