Resumo
Esta pesquisa teve a finalidade de analisar o processo de constituição identitária docente de estudantes de Ciências Biológicas. Ela foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa na perspectiva do dialogismo bakhtiniano e da teoria do posicionamento em fronteira interdisciplinar entre a filosofia, a linguística e a psicologia cultural. Selecionamos como participantes, quatro estudantes de licenciatura em biologia do Instituto Federal do Maranhão/Campus Barreirinhas. Realizamos a construção das informações em duas entrevistas coletivas mediadas por videoconferências, gravadas, de acordo com a temática: ser professor de biologia. Utilizamos para tratamento dos dados a análise temática dialógica da conversação, com a identificação de temas, sentidos e significados presentes no processo conversacional das entrevistas coletivas. Os temas foram organizados em tabelas e os sentidos e significados em mapas semióticos para cada uma das entrevistas. A importância dessa pesquisa está em promover o aprofundamento da compreensão do processo de constituição identitária docente de licenciandos, além de apresentar um caráter interdisciplinar no campo das ciências humanas sobre uma investigação acerca da docência.
Referências
AKKERMAN, S. F.; & MEIJER, P. C. A dialogical approach to conceptualizing teacher identity. Teaching and Teacher Education, v. 27, p. 308-319, 2011.
ALLAIN, L. R.; COUTINHO, F. A. Identidade docente enquanto performatividade: um estudo entre licenciandos em biologia inspirado na teoria ator-rede. Proposições, Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 359-382, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/HCk7MMWWrMVjDZDHcK5k93m/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 fev. 2022
AMATUZZI, M. M. Experiência: um termo chave para a Psicologia. Memorandum, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 8-15, nov. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6699/4272. Acesso em 10 mar. 2020.
ANH, D. T. K. Identity in activity: Examining teacher professional identity formation in the paired-placement of student teachers. Teaching and Teacher Education, v. 30, p. 47-59, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X12001527. Acesso em: 30 abr. 2018.
ARAÚJO, P. C. A dialética e o acabamento estético no dialogismo de Bakhtin. Revista Húmus, São Luís, v. 10, n. 30, p. 174-195, nov. 2020. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/issue/view/654. Acesso em: 12 dez. 2021.
ARAÚJO, P. C.; BORGES, F. T. Imaginação e identidade no processo narrativo de uma professora. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 208-227, abril. 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/13686. Acesso em: 2 fev. 2022.
ARRUDA, S. M.; ARAÚJO, R. N.; PASSOS, M. M. A identidade docente e as relações com o saber em sala de aula: um estudo realizado com estudantes de uma licenciatura em ciências biológicas. Investigação Em Ensino de Ciências, Paraná, v. 23 n. 2, p. 01-17, ago. 2018.
ARVAJA, M. Building teacher identity through the process of positioning. Teaching and Teacher Education, [S. I.], v. 59, p. 392-402, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X16301524. Acesso em: 02 fev. 218.
BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.
BORGES, F. T.; ARAÚJO P. C.; AMARAL L. C. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. esp., p. 1-9, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19455. Acesso em 10 jan. 2017.
BRUNER, J. A construção narrativa da realidade. Critical Inquiry, Chicago, v. 18, n. 1, p. 1-21, outono 1991. Disponível em: https://www.academia.edu/4598706/BRUNER_Jerome_A_constru%C3%A7%C3%A3o_narrativa_da_realidade. Acesso em: 16 mar 2022.
DUARTE, F. B. M. D.; MAKNAMARA, M. Aprendizagens sobre a docência de futuros professores em uma licenciatura EAD. Acta Scientiarum. Education, v. 42, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/46456. Acesso em: 17 maio 2022.
GARCIA, P. S.; MALACARNE, V.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. O uso da videoconferência na educação, um estudo de caso com professores da educação básica. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n. 2, p. 10-33, jul./dez. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex. Acesso em: 17 jul. 2022.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER; M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 271-292.
HARRÉ, R.; LANGENHOVE, L. van. Positioning Theory. Massachusetts: Blackwell Publishers, 1999.
HENRY, A. Conceptualizing teacher identity as a complex dynamic system: The inner dynamics of transformations during a practicum. Journal of Teacher Education, [S. I], v. 67, n. 4, p. 291-305, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022487116655382. Acesso em: 20 mar. 2018.
MOUTINHO, K.; CONTI, L. Análise narrativa, construção de sentidos e identidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. 2, p. 1-8, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/tsfbSKpvYzygrVG5mrP7x4Q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2018.
MYERS, G. Análise da conversação e da fala. In: BAUER; M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 271-292.
OIVEIRA, R. P.; BASSO, R. M. Arquitetura da conversação: teoria das implicaturas. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PAULA, L. Círculo de Bakhtin: uma análise dialógica de discurso. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 239-258, jan./jun. 2013. Disponível em: http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5099/4555. Acesso em: 15 maio 2022.
SHÜTZE, F. Análise sociológica e linguística de narrativa. Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. e11-e52, maio./ago. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/17117/11469. Acesso em: 17 jun. 2022.
SILVESTRE, V. P.; FIGUEREDO, C. J.; PESSOA, R. R. Ética na perspectiva bakhtiniana e na formação crítica docente: uma experiência no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. Bakhtiniana, São Paulo, v. 10, n. 2, 115-134, maio/ago. 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/22135/0.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital