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Formação inicial de professores para as Novas Arquiteturas Pedagógicas
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Formação docente
Processos de ensino e aprendizagem
Formação ética
Inovações educacionais

Como Citar

PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães; MACHADO, Vanessa Araújo; SCHMITZ-BOCCIA, Andréa. Formação inicial de professores para as Novas Arquiteturas Pedagógicas: educar em tempos de incertezas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024070, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8671957. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671957. Acesso em: 14 jan. 2025.

Resumo

A formação inicial docente precisa lançar o olhar para as mudanças educacionais e para as realidades escolares, objetivando construir uma escola que atenda às necessidades da contemporaneidade. Este relato de experiência visa apresentar os sentidos atribuídos por 62 licenciandos a respeito dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina optativa Novas Arquiteturas Pedagógicas, ministrada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no modelo remoto. A disciplina abordou o amplo movimento de mudanças nos conteúdos, métodos e relações escolares, na busca de uma escola que possa formar para a atuação ética na sociedade. Estruturou-se em trilhas de aprendizagem, atravessadas por dois percursos integrados aos processos avaliativos: o personalizado, em que cada estudante selecionou materiais de estudo e registrou suas aprendizagens em um diário de bordo; e o colaborativo, um trabalho em grupo, com base no Design Thinking, em que foram levantadas problemáticas de um contexto educacional para elaboração de um projeto. A análise de conteúdo das respostas ao questionário final de autoavaliação revelaram as percepções dos licenciandos sobre seu processo formativo. As categorias apontam para a importância dessa abordagem temática na graduação, a articulação entre teoria e prática, a construção de vínculos e de uma comunidade de aprendizagem, o fortalecimento da identidade docente, os sentimentos de satisfação e de mobilização em continuar aprendendo sobre os temas abordados. Considera-se que essa experiência traz apontamentos relevantes para a formação de educadores conscientes de seu papel de enfrentamento das incertezas e de transformação, no coletivo, dos espaços educacionais e sociais.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8671957
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