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Assim falou Zaratustra como ‘Poema de auto-trans-formação’
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Zaratustra
Nietzsche
Educação
Auto-trans-formação
Inocência

Como Citar

TEDESCO, Anderson Luiz; OLIVEIRA, Jelson; LACERDA , Tiago Eurico de. Assim falou Zaratustra como ‘Poema de auto-trans-formação’: por uma nova tarefa educativa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023058 , 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8673041. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8673041. Acesso em: 7 nov. 2024.

Resumo

Pretende-se neste artigo analisar como o tema da autotransformação do indivíduo se apresenta como um desafio educativo a partir da obra Assim Falou Zaratustra, de Nietzsche. Para tanto, analisaremos como tal obra se apresenta do ponto de vista estilístico em torno das vivências próprias do seu personagem vindo, assim, a constituir-se como um “poema didático”, cujo ensinamento central será a valorização da capacidade criativa associada à metáfora da criança, aquela que abre caminho para a principal tarefa da educação: contribuir para que cada indivíduo torne-se aquilo que é. Zaratustra é tanto aquele que encarna quanto aquele que convoca para essa tarefa, assumida como um esforço de auto-trans-formação.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673041
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Referências

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