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Pesquisa de campo como método de ensino em estatística junto à estudantes do ensino médio-técnico
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Ensino de matemática
Estatística
Ensino médio profissionalizante
Pesquisa de campo

Como Citar

LOPES, Thiago Beirigo; FERREIRA, Roberto Lucio. Pesquisa de campo como método de ensino em estatística junto à estudantes do ensino médio-técnico. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e023048, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8673086. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8673086. Acesso em: 26 mar. 2025.

Dados de financiamento

Resumo

Este artigo descreve uma atividade realizada na disciplina de Estatística com estudantes do Ensino Médio-Técnico em Agropecuária do IFMT Campus Confresa, cujo objetivo foi discutir como a atividade contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e aplicação prática dos conceitos estatísticos, bem como refletir sobre os aprendizados e possíveis melhorias para atividades futuras. Os estudantes foram divididos em grupos para realizar pesquisas de campo relacionadas ao tema escolhido livremente por eles e elaborar relatórios com base nos dados produzidos. A análise dos relatórios e das respostas dos estudantes no questionário revelou a importância da experiência prévia em Estatística, orientação do professor e crença na relevância da prática para o sucesso da atividade. Sugere-se a adoção de métodos de ensino mais dinâmicos e interativos e a inclusão de temas específicos para as pesquisas em atividades futuras. O relato destaca a importância de integrar a prática e a teoria no ensino de Estatística, servindo como inspiração para a implementação de atividades similares em outras instituições e disciplinas.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673086
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