Resumo
O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa mais abrangente relativa ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com o objetivo o de analisar a (in) execução dos recursos do PDDE básico pelas entidades executoras (EEx) das redes estaduais nos três estados da região sul do Brasil, nos anos de 2018 a 2021. Apresenta os repasses e os saldos nas contas das entidades executoras estaduais (EEx) da região sul do país no período apresentado. Analisa o percentual de execução dos recursos repassados e os saldos nas contas das referidas entidades. Salienta que as beneficiadas são as escolas de pequeno do campo e as escolas com localização diferenciada - comunidades remanescentes de quilombos, terras indígenas e áreas de assentamentos. Os dados foram analisados de forma quanti-qualitativa, utilizando a análise documental dos documentos oficiais referentes ao programa, de relatórios públicos, de dados quantitativos coletados junto ao FNDE e das referências bibliográficas sobre a temática. Nos três estados, a execução foi parcial ao longo do período analisado, o que ficou evidente pelo expressivo volume de recursos nas contas ao final de cada exercício, impedindo, de certa forma, o acesso dessas escolas ao Programa.
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