Resumo
Este artigo descreve uma atividade desenvolvida no ano de 2022, na disciplina Gestão da Educação Básica, em um curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional. A atividade em questão buscou contribuir para o aspecto formativo dos gestores e/ou futuros gestores, considerando as singularidades e os desafios que atravessam o campo escolar contemporâneo em seus diversos níveis e modalidades. Um desses desafios diz respeito ao lugar que a escola ocupa em um mundo acelerado e pautado pela lógica do capital, em que a concorrência e o individualismo são alguns de seus efeitos. Nesse sentido, a atividade desenvolvida veio ao encontro do desafio de trazer a escola à centralidade do estudo e da pesquisa, contribuindo para o alargamento teórico-conceitual dos (futuros)gestores; a desmistificação de alguns clichês educacionais; a ampliação da articulação com as tecnologias no campo educacional, proporcionando espaço de experimentações voltados à produção e partilha dos conhecimentos construídos, apontando para a potência de abordagens investigativas, capazes de redimensionar o trabalho da gestão concentrado na ação educativa e na organização que a torna possível. Conclui-se que as atividades propostas contribuíram para uma formação de caráter reflexivo e investigativo, avançando com relação a dimensões prescritivas acerca da formação e da atuação do gestor educacional.
Referências
ANDRÉ, Marli; PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 103-117, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602017000100103&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 25 abr. 2023.
BRASIL. Diário Oficial da União. Ministério da Educação. Portaria Normativa n. 07 de 22 de junho de 2009. Publicado em 23 de junho de 2009.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.Censo Escolar 2021. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_coletiva.pdf . Acesso em: 16 jan. 2023.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/. Acesso em 08 fev. 2023.
KLAUS, Viviane; FREITAS, Ana Lúcia Souza de; GHISLENI, Ana Cristina. Pesquisa, ensino e saberes profissionais: eixos da revisão curricular de um Mestrado profissional da área da Educação. ENSINARE, v. 1, p. 1-17, 2020. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/ensinare/article/view/5683 . Acesso em: 3 maio 2023.
KLAUS, Viviane; GHISLENI, Ana. Formação de gestores educacionais no Brasil: a experiência de um Mestrado Profissional da área da Educação. Cadernos Cajuína, v. 7, n. 1, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/661 . Acesso em: 20 mar. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. “O sistema de organização e gestão da escola” In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
SANDER, B. A pesquisa sobre política e gestão da educação no Brasil: uma leitura introdutória sobre sua construção. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, n. 3, 2011. DOI: 10.21573/vol23n32007.19141. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19141 . Acesso em: 20 mar. 2023.
SOUZA, Ângelo R. de. A produção do conhecimento e o ensino da gestão educacional no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 24, n. 1, 2011. DOI: 10.21573/vol24n12008.19238. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19238 . Acesso em: 20 mar. 2023.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital