Banner Portal
A docência na propaganda e redes sociais digitais
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Psicossociologia
Representações sociais
Antropologia digital
Redes sociais digitais
Professor

Como Citar

ROSA, Rondon Marques; MACHADO, Monica. A docência na propaganda e redes sociais digitais: os discursos e as imagens projetadas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024059, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8673575. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8673575. Acesso em: 13 fev. 2025.

Resumo

Este artigo mostra a investigação sobre as representações sociais da docência nas redes sociais digitais e propagandas durante as homenagens ao Dia do Professor, em 2019, entrecruzando com a percepção da categoria que age como sujeitos actantes, produzindo, reproduzindo e recebendo padrões de conduta. O referencial teórico constitui-se do diálogo das representações sociais, na perspectiva das relações contemporâneas em uma sociedade de consumo, com os estudos da Antropologia Digital e os afetamentos da mediação tecnológica. O processo metodológico utiliza quatro fontes de dados, segmentadas em dez linhas de produções discursivas. As fontes foram postagens em homenagem aos educadores no Twitter; propagandas de instituições de gestão e representação educacional, no Twitter, no Instagram e no Facebook; respostas a um questionário digital; e entrevistas com docentes. Os dez discursos de representações sociais categorizados discutem as expressões agressivas e causadoras de temor; as indicações de automotivação e empreendedorismo; a condição de heroísmo e de superação dos limites; as relações políticas e econômicas; a demanda pelo afeto e a abnegação; os movimentos de resistência frente aos ataques bárbaros; a premissa pelos valores morais; o balizamento religioso e exotérico; as segmentações identitárias e as mobilizações; a exacerbação de características pela arte e comicidade. Entendemos as produções subjetivas nos mundos de vida dos docentes como imbricadas com as relações intersubjetivas e os conceitos transusbjetivos disseminados. A conduta proposta para a docência é desvinculada das atividades pedagógicas cotidianas, tendo um desvio para os resultados esperados pelo processo educativo, o que nomeamos de resultância.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673575
PDF

Referências

BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. 4. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

DELEUZE, Giles; Guattari, Felix. Mille plateaux. Paris: Éditions de Minuit, 1980.

FOUCAULT, Michel. Isso não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GOMES, Josir Cardoso; Pimenta, Ricardo Medeiros; Braga, Tiago Emmanuel Nunes. Twitter Monitor: Milestone 4 (v.4). Zenodo. 2021. https://doi.org/10.5281/zenodo.5117864

HINE, Christine. Ethnography for the Internet: embedded, embodied and everyday. London: Bloomsbury Academic, 2015.

HORST, Heather; Miller, Daniel. Digital anthropology. London: Bloomsbury Academic, 2012.

JODELET, Denise. Les représentations sociales: un domaine en expansion. In: Jodelet, Denise. (ed.). Les représentations sociales. Paris: Presses Universitaires de France, 1989, p. 47-201.

JODELET, Denise. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e Estado, v. 24, n. 3, p. 679-712, 2009.

JODELET, Denise. Loucura e representações sociais. Prefácio de Serge Moscovici; tradução de Lucy Magalhães. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015a.

JODELET, Denise. Représentations sociales et mondes de vie. Paris: Les Éditions des Archives contemporaines, 2015b. (Coleção Psychologie du Social)

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução a Teoria Ator-Rede. Bauru, SP: EDUSC; Salvador, BA: EDUFBA, 2012.

MACHADO, Mônica. Consumo e politização: discursos publicitários e novas formas de engajamento juvenil. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010.

MACHADO, Mônica. Consumo e politização: discursos publicitários e novos engajamentos juvenis. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2011.

MACHADO, Mônica. Antropologia digital e experiências virtuais no Museu de Favela. Curitiba: Appris, 2017.

MACHADO, Mônica; Burrowes, Patrícia Cecília; Rett, Lucimara. Para ler a publicidade expandida: em favor da literacia midiática dos discursos das marcas. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 26., 2017, São Paulo. Anais do... São Paulo: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2017. p. 1-15.

MACHADO, Mônica. A teoria da antropologia digital para as humanidades digitais. Revista Z Cultural, v.2, 2019.

MADIANOU MIRCA, Miller Daniel. Migration and new media: transnational families and Polymedia. London: Routledge, 2012.

MILLER, Daniel. Teoria das compras. São Paulo: Nobel, 2002.

MILLER, Daniel; Costa, Elisabetta; Haynes, Nell; McDonald, Tom; Nicolescu, Razvan; Sinanan, Jolynna; Spyer, Juliano; Venkatraman, Shriram; Wang, Xinyuan. How the world changed social media. London: UCLPress, 2016a.

MILLER, Daniel. Social media in an english village. London: UCL Press, 2016b.

MILLER, Daniel; Sinanan, Jolyanna. Webcam. Cambridge: Política, 2014.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Tradução de Pedrinho Arcides Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

ROSA, Rondon Marques. Representações sociais de docentes na propaganda e redes sociais digitais: a resultância nas imagens projetadas e nas percepções profissionais. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – EICOS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022.

SAVIANI, Dermeval. Percorrendo caminhos na educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 273-290, dez. 2002.

SAVIANI, Dermeval. Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação. Trab. educ. saúde, v. 6, n. 2, p. 213-232, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Sistema de educação: subsídios para a Conferência Nacional de Educação (Conae). In: Queiroz, Arlindo Cavalcanti; Gomes, Leda (org.). CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE) 2010: reflexões sobre o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação. Anais...Brasília, Inep/MEC, 2009, v. 1, p. 33-74.

VAN DIJCK, José. The culture of connectivity: a critical history of social media. Oxford: Oxford University Press, 2013.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.