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Educação em tempos de pandemia
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Ensino remoto
Pandemia
Impactos
Professores
Desafios

Como Citar

OLIVEIRA , Arlete Maria Gomes; SOUZA, Luciane Zanin de; LAGO, Micaella Emanuella Abreu; SENA, Flavia Cristine Abreu; COSTA, Elson Fonseca; FLÓRIO, Flávia Martão. Educação em tempos de pandemia: impactos para professores de uma escola da rede particular em São Luís – MA . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024060, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8673788. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8673788. Acesso em: 13 fev. 2025.

Resumo

Avaliou-se os impactos da pandemia na rotina dos professores, relacionando as principais dificuldades da transição do ensino presencial para o remoto bem como os impactos emocionais enfrentados. Estudo epidemiológico transversal, amostra 41 professores, ambos os sexos. Utilizou-se questionário semiestruturado contendo 38 questões, sendo 08 questões abertas para que o respondente pudesse se expressar sobre como as situações adversas decorrentes da pandemia foram superadas e como as atividades remotas podem ser melhoradas; e 30 questões fechadas que abordaram: identificação pessoal (sexo, idade, tempo de atuação), questões relacionadas a atuação pedagógica (carga horária, nível de atuação, escolaridade, recursos tecnológicos) e questões relacionadas ao sentimento e saúde mental (insegurança, ansiedade, expectativas com o momento atual). A maioria das participantes foram mulheres (75,6%), com tempo médio de docência de 10,2 anos, mais de 10 meses trabalhando de forma remota (70,7%). A maioria (85,4%) aponta acréscimo na carga horária e 34,1% não possuíam ambiente em casa para o trabalho remoto. Fizeram uso de jogos educativos (68,3%) e 31,7% utilizaram recursos visuais como músicas, vídeos, filmes. Referiram dificuldade na transição do ensino 56,1% dos docentes, e 73,2% apresentaram alteração da saúde mental, com 31,7% referindo ansiedade, 34,1% preocupação e 63,4% alteração do sono. Conclui-se que a pandemia e as formas do trabalho remoto trouxeram implicações na saúde mental do docente, ocasionando adoecimento psíquico e desafios para manter o processo ensino-aprendizagem, as novas formas de ensino e ferramentas de mediação.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673788
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