Banner Portal
Atuações educativas de êxito e ensino de ciências da natureza
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
PDF

Palavras-chave

Atuações Educativas de Êxito
PIBID
Análise Textual Discursiva
Ciências da Natureza

Como Citar

SANTIS, Laura de; VERASZTO, Estéfano Vizconde. Atuações educativas de êxito e ensino de ciências da natureza: uma análise textual discursiva das práticas desenvolvidas pelo PIBID UFSCar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024064, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8673792. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8673792. Acesso em: 19 fev. 2025.

Resumo

Este artigo objetiva avaliar o impacto de ações de êxito na redução do insucesso e/ou evasão escolar e dos problemas relativos ao ensino de ciências. Analisando suas visões dos egressos sobre o desempenho do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), também se espera apresentar subsídios norteadores para a formação. Ao longo do estudo, o corpus foi construído a partir da coleta de dados para este trabalho, o que foi feito por meio de um formulário baseado tanto nos objetivos do programa quanto nas características esperadas das Atuações Educativas de Êxito (AEE). Para a análise foram utilizadas técnicas que Análise Textual Discursiva, obtendo oito categorias: Agrupamentos ou interação entre os alunos; Promoção da coesão social; trouxeram soluções de sucesso para problemas socioeducacionais; Participação da família ou comunidade externa nas ações; Resultados e objetivos; Aplicação das atividades em outro contexto; Concepção de AEE; e Desenvolvimento de AEE. Com base nos parâmetros estipulados para uma ação exitosa no programa com base na teoria e nos dados obtidos, foi possível identificar o desenvolvimento de AEE no âmbito do PIBID.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8673792
PDF

Referências

BOZZINI, Isabela Custódio Talora; FURLAN, Elaine Gomes Matheus; CALZOLARI, Anselmo. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID. Crítica Educativa, 3(2), 2017, 286-298.

BRASIL. DECRETO Nº 7.219, DE 24 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm.

BRASIL. Portaria normativa nº 16, de 23 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 24 de dezembro de 2009. Seção 1, p. 92.

BRASIL. Portaria normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 12 de dezembro de 2007. Seção 1, p. 39.

CARRIÓN, Rocío García; ROLDÁN, Silvia Molina; LÓPEZ, Luis Antonio Grande; VALDEZ, Nataly Buslón. Análisis de las interacciones entre alumnado y diversas personas adultas en actuaciones educativas de éxito: hacia la inclusión de todos y todas. Revista latinoamericana de educación inclusiva. 2016. P. 115-132.

CRUZ, E. M. R.; CINQUETTI, H. C. S.; ONOFRE, M. R. PIBID e processos formativos: o início da docência na formação inicial. Curitiba: Editora Appris. 2014. p. 41-62.

FLECHA, Ramón. INCLUD-ED Consortium - Strategies for inclusion and social cohesion in Europe from education (2006-2011). Barcelona: Springer, 2015. p. 115.

LUIZ, Jhessica Soares Wagner; CERDEIRA, Valda Aparecida Antunes. Fracasso escolar: possíveis causas e consequências. [s.l.]: Disponível em: http://fait.revista.inf.br/imagens_ arquivos/arquivos_destaque/ FkS4Z2zWQBdaVRf_ 2017-1-21-11-13-3.pdf.

MARIGO, Adriana Fernandes Coimbra; MELLO, Roseli Rodrigues. Atuações Educativas de Êxito em Comunidades de Aprendizagem: contribuições da aprendizagem dialógica para a área de didática. 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2015, UFSC – Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: ANPED, 2015.

MELO, Keila Matida; BARRETO, Maria de Fátima Teixeira; GABASSA, Vanessa. Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do PIBID. Polyphonía, [S. l.], v. 21/1, p. 415-436, 1 jun. 2016.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2003, vol.9, n.2, pp.191-211.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. O professor a ser formado pela UFSCar–uma proposta para a construção de seu perfil profissional. In: Campos, Alice Helena & Souza, Maria Helena Antunes de Oliveira. Formação de professores na UFSCar – concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. São Carlos/SP: EdUFSCar. 2010.

OBARA, Cássia Emi; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; PASSOS, Marinez Meneghello. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de química. Ciência e Educação: Bauru, [s. l.], v. 24, n. 4, Oct/Dec. 2017.

OLIVEIRA, R.M.M.A.; SOUZA, A.P.G. Aprendizagem da docência em diários reflexivos no PIBID: uma experiência no curso de Pedagogia da UFSCar. In: ONOFRE, E.M.C.; JOLY, I.Z.L. Formação inicial de professores – vivências e reflexões. Curitiba: Editora Appris, 2014, p. 107-132.

ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. [s.l.]. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br /anais/resumos/R0145-2.pdf.

SOUZA, Gleicy Aparecida. Atuação Educativa de Êxito de Biblioteca Tutorada: Uma Análise de Conteúdo das Produções Científicas entre o período de 2005 a 2015 em fontes Nacionais e Internacionais. 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, [S. l.], 2017. Acesso em: 13 maio 2021.

STANZANI, Ênio de Lorena. O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital

Downloads

Não há dados estatísticos.