Resumo
Este artigo traz o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi descrever e analisar a constituição subjetiva da criança surda filha de pais ouvintes. O método da pesquisa foi o estudo de caso e o procedimento de coleta foi a entrevista. Foram entrevistados sete pais e mães ouvintes; todos têm filhos surdos com surdez profunda e congênita. A partir dos dados empíricos foi possível verificar que a precariedade da comunicação no âmbito familiar nos primeiros anos de vida da criança promove uma singularidade na constituição psíquica da criança surda, efeito de não poder dizer-se. A análise das experiências dos pais mostra que elas são marcadas pelo sofrimento na dificuldade de comunicação com seus filhos e que há um resgate narcísico do filho, quando a família aprende a língua de sinais. A base epistemológica da pesquisa é a psicanálise, que possibilitou olhar os dados a partir da escuta dos pais entrevistados.
Referências
ALMEIDA, Marcella de Paula; LIMA, Priscilla Melo Ribeiro de; ROURE, Susie Amâncio Gonçalves de. A escuta de sujeitos surdos na clínica psicanalítica. Analytica, São João del Rei , v. 9, n. 17, p. 1-23, dez. 2020 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-51972020000200002&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 02 maio 2024.
ADRIANO, Nayara de Almeida. Sinais caseiros: uma exploração de aspectos linguísticos. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103258 . Acesso em: 10 de março de 2020
BISOL, Cláudia; SPERB, Tania Mara. Discursos sobre a surdez: deficiência, diferença, singularidade e construção de sentido. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26 (1), 7-13. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/SQkcz9tT9tyhYBvZ4Jv5pfj/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 de março de 2020
BREMM, Eduardo Scarantti; BISOL, Cláudia Alquati. Sinalizando a adolescência: narrativas de adolescentes surdos. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 28, n. 2, p. 272-287, jun. 2008
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 jun. 2021.
CHECCHINATO, Durval. Psicanálise de pais: criança, sintoma dos pais. Rio de Janeiro: Cia de Freud, 2007. ISBN: 978-85-7724-019-7.
DALCIN, Gladis. Um estranho no ninho: um estudo psicanalítico sobre a constituição da subjetividade do sujeito surdo. In QUADROS, R. M. (org.). Estudos surdos I. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006. ISBN: 85-89002-18-7.
DOLTO, Françoise. A imagem inconsciente do corpo. São Paulo: Perspectiva, 1992. ISBN: 9788475093413.
FREUD, Sigmund. Sobre a psicopatologia da vida cotidiana: Acerca de esquecimentos, lapsos de fala, enganos, superstições e erros (1901). Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Vol. VI. Rio de Janeiro: Imago, 1996a. ISBN: 978-8531210433
FREUD, Sigmund. Sobre o narcisismo: uma introdução (1914). Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996b. ISBN: 978-8531210433
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu (1921). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Volume XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996c. ISBN: 978-8531210433
FREUD, Sigmund. A negativa (1925). In: Freud, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996d. ISBN: 978-8531210433
IACONELLI, Vera. Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna. Doutorado (Tese). Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-07052013-102844/pt-br.php . Acesso em: 10 de março de 2020
JERUSALINSKY, Alfredo. Psicanálise e desenvolvimento infantil: um enfoque transdisciplinar. Trad. de Diana Myriam Lichtenstein et alii. 7.ed. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2021. ISBN: 978-85-326-3612-6
LACAN, Jacques. O estádio do espelho como formador da função do eu. In. Lacan, J. Escritos (1966). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1998. ISBN: 9788571104433
LACAN, Jacques. O Seminário III: As psicoses (1955/1956). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. ISBN: 978-85-7110-389-4
LAPLANCHE, Jean. e PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ISBN: 978-85-7110-389-4
MANNONI, Maud. Educação impossível: com a colaboração de Simone Benhaïm, Robert Lefort e um grupo de estudantes (Á. Cabral, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Livraria Francisco Alves, 1977.
MARZOLLA, Ana Cristina. O pai e seu filho surdo: um olhar psicanalítico. 2010. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14978. Acesso em: 10 de março de 2020
MRECH, Leny Magalhães. Psicanálise e educação: novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. ISBN: 978-8522101771
NASCIMENTO, L. C. R. e LIMA, C.C.S. Libras e implante coclear: contradição ou complementaridade? Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 142-172, set./dez. 2015. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index
SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2010. ISBN: 9788571647794.
SILVA, Gláucia Faria da. Reflexões psicanalíticas sobre a língua, o estrangeiro e a intimidade em casos de surdez profunda. Psicologia para América Latina, v. 9, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1870-350X2007000100011& lng=pt&tlng=pt . Acesso em: 10 de março de 2020
SOLÉ, Maria Cristina Petrucci. O sujeito surdo e a psicanálise: uma outra via de escuta. Porto Alegre: Editora da UFRGS; 2005. ISBN: 85-7025-838-0.
STUCHI, Raquel Franco; NASCIMENTO, Leandra Tabanez do; BEVILACQUA, Maria Cecília; BRITO NETO, Rubens Vuono de. Linguagem oral de crianças com cinco anos de uso do implante coclear. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri, SP, v. 19, n. 2, p. 167-176, abr.-jun. 2007.
VOLTOLINI, Rinaldo. Uma pedagogia esquecida do amor. ETD - Educação Temática Digital Campinas, SP v.21 n.2 p. 363-381 abr./jun.2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 ETD - Educação Temática Digital