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O coordenador pedagógico da SEDUC-SP como reformulador de política educacional
Foto de capa: Antonio Carlos Dias Júnior
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Palavras-chave

Perfomatividade
Gerencialismo
Coordenador pedagógico
MMR
Políticas Educacionais

Como Citar

MIRANDA, Nonato Assis de; ROSA, Sanny Silva da; JESUS FILHO , Carlos Antonio Jovem de. O coordenador pedagógico da SEDUC-SP como reformulador de política educacional . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024066, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8674082. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8674082. Acesso em: 20 jan. 2025.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que analisou as repercussões do gerencialismo e da performatividade, materializadas no Método de Melhoria de Resultados (MMR) na perspectiva do coordenador pedagógico (CP) da rede estadual paulista (Seduc). As bases teóricas foram construídas a partir dos conceitos de performatividade, gerencialismo  e de atuação de políticas (policy enactment) de Stephen Ball. A pesquisa foi orientada pelos fundamentos da abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico, análise documental e levantamento empírico. Os dados empíricos foram coletados em um Grupo de Discussão (GD), cujo propósito foi identificar as concepções dos CP sobre o MMR e seu papel como membro da gestão escolar. Além disso, buscou explorar as formas de atuação do coordenador pedagógico para colocar em prática o MMR. Para a realização da análise do material empírico coletado, optou-se pelo recurso metodológico da Análise de Prosa (AP). Os dados coletados evidenciaram que os CP da rede estadual paulista, ainda que sejam obrigados a atender a demandas por desempenho e cumprimento de metas, não atuam como mera caixa de ressonância da Seduc, mas adotam um discurso autoral e estratégias de ação que recontextualiza o MMR, adaptando-o à realidade e ao contexto escolar.

https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8674082
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