Resumo
Este é um estudo qualitativo de natureza crítico-reflexiva acerca da temática de Metaverso – termo popularizado em nosso cotidiano a partir da ficção científica, e hoje de grande influência na comunicação, no marketing, na informática, e em diversas outras áreas pessoais e profissionais da nossa vida. Assim, temos por objetivo geral investigar seus diferentes conceitos sobre o que é metaverso concentrando-se em [1] debater o metaverso sob ótica de diferentes abordagens e percepções teóricas, [2] explorar os diferentes níveis de imersão sob os quais autores consideram o estado de “estar no Metaverso”, e [3] mapear os diferentes níveis tecnológicos observados como necessários – ou não – para se conectar neste ambiente. Como resultados, observamos duas linhas de pensamento: a de que já estamos no metaverso, a qual conduzimos pelas colocações da autora Martha Gabriel; e a de que ainda não estamos no Metaverso pois nos falta tecnologia, conduzida pelas colocações de Dora Kaufman. Por conclusão, destacamos que num estado da arte acerca de Metaverso, podemos perceber diversas conceituações conflitantes ou contraditórias acerca da temática Metaverso – elevando-se a necessidade de formalização conceitual para uso científico ou diverso. A analogia ao paradoxo do “Gato de Schrödinger” serve para ilustrar como os estados de percepção podem se tornar conflitantes quando privados de estudo e observação, como o próprio Metaverso em nossa atualidade.
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